
Saúde
Anvisa suspende venda de lote de vinagre de maçã Castelo por excesso de aditivo
Produto apresentou excesso de conservante acima do limite permitido e ausência de informação obrigatória no rótulo, segundo a Anvisa

Foto: Divulgação/Castelo Alimentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, distribuição e uso do lote 12M2 do vinagre de maçã da Castelo Alimentos S/A. A medida foi publicada nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União.
Segundo a Anvisa, análises laboratoriais apontaram excesso de dióxido de enxofre, conservante utilizado em alimentos e bebidas. O teste identificou 340,65mg/kg da substância, enquanto o limite máximo permitido para esse tipo de produto é de 200 mg/kg. Além disso, a agência constatou que o rótulo do produto não informava a presença do aditivo à base de dióxido de enxofre, o que descumpre normas sanitárias.
De acordo com o órgão, a ingestão da substância, especialmente sem identificação adequada no rótulo, pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis, o que motivou a adoção da medida preventiva.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

