
Saúde
Bahia recebe novos especialistas para reforçar atendimento no SUS
Nordeste concentra o maior número de profissionais

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Bahia passou a contar com 22 novos profissionais de saúde na rede pública, por meio do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Distribuídos em 14 municípios, os médicos chegam para ampliar o acesso da população a atendimentos de média e alta complexidade e reduzir o tempo de espera no SUS. Com esta segunda chamada, o estado soma agora 44 especialistas em atuação.
Os municípios contemplados foram: Alagoinhas (2), Eunápolis (1), Feira de Santana (1), Guanambi (2), Irecê (1), Itaberaba (1), Jequié (2), Juazeiro (4), Paulo Afonso (1), Santa Maria da Vitória (1), Santo Antônio de Jesus (3), Senhor do Bonfim (1), Teixeira de Freitas (1) e Vitória da Conquista (1). Esses profissionais vão reforçar áreas estratégicas e de maior demanda da população.
Em nível nacional, 264 novos médicos iniciarão as atividades em 105 municípios, somando-se aos 313 já atuantes. Segundo o Ministério da Saúde, 65% deles reforçarão unidades no interior do país, principalmente em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. O Nordeste concentra o maior número de profissionais, com 348, cerca de 60% do total, seguido das regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Sul. Entre os recém-chegados, 24% atuarão em áreas de alta vulnerabilidade e 20% na Amazônia Legal.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

