
Saúde
Anvisa determina retirada de cinco medicamentos e suplementos irregulares do mercado
Agência identifica produtos sem registro, com propaganda irregular e lotes com falhas na composição

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou novas resoluções no Diário Oficial da União ordenando a retirada de diversos produtos do mercado brasileiro, incluindo medicamentos e suplementos alimentares. As medidas envolvem desde a proibição total de itens até recolhimentos voluntários motivados por irregularidades na fabricação ou na composição.
A Anvisa proibiu todos os lotes do produto Audioclean, vendido como suplemento para aliviar “zumbidos” no ouvido. A decisão ocorreu após comprovação de que o item era anunciado e comercializado sem qualquer registro, notificação ou cadastro junto à agência. Além disso, o produto é fabricado por empresa não identificada.
O suplemento Uplife, divulgado como cápsulas para emagrecimento, também foi alvo da autarquia. Assim como no Audioclean, a Anvisa confirmou propaganda e comercialização sem registro ou autorização, além de não haver identificação válida do fabricante.
Lotes de paracetamol associado ao fosfato de codeína, fabricados pela Geolab Indústria Farmacêutica S/A, apresentaram variação inadequada na pesagem da codeína, entre 1,9% e 2,66%. A irregularidade levou a empresa a iniciar um recolhimento voluntário. Estão envolvidos lotes de diferentes embalagens, desde cartelas de 12 unidades até versões hospitalares com 480 comprimidos, todos produzidos a partir de 28 de janeiro de 2025.
A Basecol Mix Indústria e Comércio de Alimentos também iniciou o recolhimento voluntário de produtos com creatina monoidratada devido a inadequações na formulação. A decisão afeta todas as unidades das marcas Creatina Creamy, Crea Cream, Pasta de Creatina e Creme de Creatina.
O produto Full Spectrum Oil 600 mg, da marca Leve CBD, foi proibido pela Anvisa por não possuir qualquer tipo de registro ou autorização para comercialização no país.
As medidas reforçam o alerta da Anvisa para que consumidores adquiram apenas produtos com procedência comprovada e devidamente regularizados, garantindo segurança e eficácia no uso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

