Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Vacina de dose única contra dengue será ofertada pelo SUS a partir de 2026

Saúde

Vacina de dose única contra dengue será ofertada pelo SUS a partir de 2026

Imunizante 100% nacional do Butantan terá início com profissionais da atenção básica e depois será ampliado ao público geral

Vacina de dose única contra dengue será ofertada pelo SUS a partir de 2026

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 15 de dezembro de 2025 às 14:46

A primeira vacina de dose única contra a dengue passará a ser ofertada pelo Sistema Único de Saúde a partir de 2026. Produzido pelo Instituto Butantan, o imunizante é totalmente nacional e teve as diretrizes de uso definidas pelo Ministério da Saúde, com base em recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização.

As primeiras 1,3 milhão de doses já fabricadas serão destinadas a profissionais da Atenção Primária à Saúde, como agentes comunitários, agentes de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e em visitas domiciliares. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a previsão é que esse quantitativo esteja disponível até o fim de janeiro de 2026.

Com o aumento da produção e a ampliação da oferta ao ministério, a vacinação será estendida ao público geral. A estratégia prevê início pelos adultos mais velhos, a partir dos 59 anos, com expansão gradual para as demais faixas etárias até alcançar pessoas de 15 anos.

A produção em larga escala será viabilizada por meio de parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, que firmou acordo de transferência de tecnologia e desenvolvimento conjunto com o Instituto Butantan. Parte das doses prontas também será usada em uma estratégia específica no município de Botucatu, no interior de São Paulo, onde a vacinação da população entre 15 e 59 anos será antecipada para avaliação da efetividade do imunizante.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacina apresenta eficácia de 74,7% contra dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos e proteção de 89% contra formas graves e com sinais de alarme. O registro do imunizante já foi anunciado pela Anvisa.

Atualmente, o SUS já oferece uma vacina contra a dengue aplicada em duas doses, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos. Apesar da redução de casos e óbitos em relação a 2024, o Ministério da Saúde reforça que o combate ao mosquito Aedes aegypti continua essencial e mantém campanhas de prevenção em todo o país.