
Saúde
Mais Médicos cresce 99% e fortalece Atenção Primária em 4,5 mil municípios
Ministério da Saúde aponta que o programa contribuiu para ampliar a cobertura do SUS e reduzir internações evitáveis no país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde divulgou um balanço que aponta crescimento de 99% no número de profissionais do Programa Mais Médicos nos últimos três anos. De acordo com a pasta, o total de médicos em atuação passou de 13,7 mil para 27,3 mil em todo o país.
Segundo o ministério, a ampliação do programa fortaleceu o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuiu para expandir a cobertura e qualificar a Atenção Primária à Saúde em cerca de 4,5 mil municípios brasileiros. A medida tem impacto direto na redução de agravos à saúde e de internações consideradas evitáveis.
O levantamento indica ainda que, nesses territórios, seis em cada dez médicos que atuam em municípios de alta vulnerabilidade social integram o Mais Médicos. A pasta destaca que a expansão do programa deve garantir acesso mais equitativo aos serviços de saúde para aproximadamente 67 milhões de pessoas.
Entre 2022 e 2025, o número de atendimentos na Atenção Primária, considerada a principal porta de entrada do SUS, registrou aumento de 30%. O volume anual passou de 23,9 milhões para mais de 31 milhões de atendimentos. O crescimento, segundo o ministério, foi impulsionado principalmente pela ampliação da atuação dos médicos vinculados às 60,4 mil equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária em funcionamento no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

