Terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Saúde

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Medida atinge lote específico de sal iodado e produto da marca Sugar Art por irregularidades sanitárias

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Foto: Reprodução/Ecommerce

Por: Metro1 no dia 27 de janeiro de 2026 às 11:41

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso do pó para decoração da marca Sugar Art, produzido pela Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda., e do Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda.

No caso do sal grosso, a medida atinge exclusivamente o lote 004/24, com vencimento em 30 de outubro de 2026. A Anvisa também determinou o recolhimento do produto após o lote ser reprovado no teste de determinação de iodo, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro.

Segundo a agência, a adição de iodo ao sal de cozinha é obrigatória e essencial para prevenir a deficiência do nutriente no organismo, condição que pode causar bócio (aumento da tireoide) e comprometer o desenvolvimento do feto durante a gestação, entre outros problemas de saúde.

Já o pó para decoração da marca Sugar Art teve a venda e o uso suspensos após a identificação de materiais plásticos em sua composição. De acordo com a Anvisa, o produto vinha sendo divulgado como ingrediente para alimentos, conforme anúncios disponíveis em plataformas de comércio eletrônico, o que o torna impróprio para consumo.

A agência informou ainda que a Madi Comércio infringiu dispositivos do Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, que trata das normas básicas sobre alimentos, ao indicar o produto para uso alimentar sem atender aos requisitos de segurança sanitária.