Sábado, 31 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil

Saúde

Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil

Avaliação segue entendimento da OMS após casos registrados na Índia

Ministério da Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil

Foto: Reprodução/ Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA

Por: Metro1 no dia 31 de janeiro de 2026 às 07:30

O Ministério da Saúde avaliou nesta sexta-feira (30), que os casos recentes do vírus Nipah registrados na Índia não representam ameaça ao Brasil. Segundo a pasta, a possibilidade de o patógeno provocar uma crise sanitária global é considerada baixa, conforme análise alinhada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os dois casos confirmados ocorreram no estado indiano de Bengala Ocidental, sendo o mais recente identificado em meados de janeiro. A investigação epidemiológica local acompanhou quase 200 pessoas que tiveram contato com os infectados, sem registro de novos diagnósticos até o momento.

De acordo com o governo brasileiro, não há indícios de circulação do vírus fora da região afetada. Por isso, não existe, atualmente, qualquer recomendação de alerta ou restrição para a população do país.

Ainda assim, o Ministério da Saúde informou que mantém sistemas permanentes de vigilância voltados a agentes de alta letalidade. O monitoramento é realizado em parceria com instituições científicas nacionais, como a Fiocruz e o Instituto Evandro Chagas, além do apoio da Organização Pan-Americana da Saúde.

O vírus Nipah é conhecido desde o fim da década de 1990, quando foi identificado pela primeira vez na Malásia. Desde então, registros esporádicos têm sido observados em países do Sudeste Asiático, especialmente em Bangladesh e na Índia.