
Saúde
Lote de leite da marca La Vaquita é reprovado em teste da Anvisa
Segundo laudo de análise fiscal do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), lote foi reprovado em teste microbiológico

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (2), a interdição cautelar do lote 183/3 B do leite condensado semidesnatado La Vaquita, da empresa Apti Alimentos Ltda.
Segundo o laudo de análise fiscal do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), o lote de leite condensado foi reprovado no teste microbiológico Estafilococos Coagulase Positiva (ECP) — procedimento que tem por finalidade medir a quantidade de bactérias Staphylococcus aureus em alimentos, bebidas e embalagens.
Presença elevada de Staphylococcus aureus
A presença desses microrganismos em níveis elevados pode causar intoxicações alimentares e outras doenças. Por essa razão, o teste é fundamental para garantir a segurança dos produtos alimentícios.
Medida da Anvisa
A interdição cautelar se aplica aos casos “em que sejam flagrantes os indícios de alteração ou adulteração do produto”. A medida, no entanto, não tem caráter condenatório e punitivo. A finalidade é evitar a exposição ao consumo e o uso de produtos irregulares ou sob suspeita.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

