Sexta-feira, 24 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministério da Saúde alerta para risco de sarampo após Copa de 2026

Saúde

Ministério da Saúde alerta para risco de sarampo após Copa de 2026

Alta circulação de viajantes e surtos em países-sede acendem preocupação com reintrodução da doença no Brasil

Ministério da Saúde alerta para risco de sarampo após Copa de 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 23 de abril de 2026 às 13:38


O aumento da circulação internacional de pessoas durante a Copa do Mundo de 2026 colocou o Brasil em estado de atenção para o sarampo. O Ministério da Saúde avalia que o fluxo de viajantes para países que enfrentam surtos da doença pode facilitar a reintrodução do vírus no país.

A competição será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México, regiões que registram crescimento nos casos e mantêm transmissão ativa. Nesse cenário, o deslocamento intenso de torcedores e turistas amplia as chances de contaminação e posterior entrada da doença em território brasileiro.

Embora o Brasil tenha recuperado recentemente o status de livre da circulação endêmica do sarampo, especialistas apontam que esse resultado ainda é frágil. A existência de grupos não vacinados e falhas na cobertura imunológica tornam o país suscetível a novos episódios da doença, especialmente diante de casos importados.

Para conter esse risco, o governo reforça a necessidade de atualizar a vacinação antes de viagens internacionais. A orientação também inclui atenção a sintomas após o retorno, como febre e manchas pelo corpo, além da busca imediata por atendimento médico nesses casos.

A avaliação é de que o controle do sarampo no Brasil depende, sobretudo, da manutenção de altas taxas de imunização e da rápida identificação de possíveis infecções. Sem essas medidas, o país pode voltar a registrar cadeias de transmissão da doença.