
Saúde
Anvisa aprova remédio para tratar barriga d'água em crianças de até seis anos
O remédio ingerido é absorvido pelos vermes nos vasos sanguíneos dos pacientes

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um medicamento indicado para o tratamento de esquitossome, conhecido como barriga d'água. O nome do remédio, aprovado nesta quarta-feira (30), é Farmanguinhos Arpraziquantel, que é indicado para crianças de três meses a seis anos de idade.
Esquitossome é uma condição provocada por parasitas. O remédio ingerido é absorvido pelos vermes nos vasos sanguíneos do paciente e isso interrompe a fixação deles no sangue.
O medicamento também danifica o conjunto de pele, conhecido como tegumento, que protege a atuação do parasita no sistema imunológico. A partir desta ação, o próprio organismo se torna capaz de destruí-los.
As pessoas se contaminam através do contato com a água que tenha caramujos infectados por vermes Schistosoma mansoni ou Schistosoma haematobium.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

