Saúde

Mayaro: pesquisadores identificam mais um vírus transmitido pelo Aedes aegypti

Além da dengue, zika e chikungunya, pesquisadores da Flórida, EUA, identificaram, no Haiti, um novo vírus que pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o vírus Mayaro. O menino de oito anos, detectado com a doença, apresentava febre e dores abdominais, sintomas comuns a doença. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Por Laura Lorenzo no dia 08 de Novembro de 2016 ⋅ 15:30

Além da dengue, zika e chikungunya, pesquisadores da Flórida, EUA, identificaram, no Haiti, um novo vírus que pode ser transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o vírus Mayaro. O menino de oito anos, detectado com a doença, apresentava febre e dores abdominais, sintomas comuns a doença. 

Descoberto em 1954 nos arredores da região Amazônica, o vírus deve ter se adaptado e pode estar se espalhando pelo continente americano, alegou a equipe. De acordo com o portal G1, a doença era transmitida apenas por mosquitos vetores silvestres, mas agora também podem ser inoculada pelo Aedes aegypti, vetor urbano. 

A febre do Mayaro tem sintomas similares à chikungunya, como febre, manchas vermelhas, dor de cabeça e nas articulações. As regiões Norte e Centro-Oeste do país registraram, entre dezembro de 2014 e junho de 2015, 197 casos da doença.

Notícias relacionadas