Testes indicam que zika vírus pode causar esterilidade em homens
O Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou nesta sexta-feira (22), resultados de testes realizados com a vacina contra o zika vírus, confeccionada pelo instituto, em camundongos e macacos. Além de testes em fêmeas, que apontaram que uma dose pode prevenir mulheres da doença durante a gravidez, o estudo também testou a vacina em machos. De acordo com o instituto, os testes indicaram que o zika pode causar esterilidade.[Leia mais...]
![Testes indicam que zika vírus pode causar esterilidade em homens [Testes indicam que zika vírus pode causar esterilidade em homens]](https://www.metro1.com.br/noticias/42330,testes-indicam-que-zika-virus-pode-causar-esterilidade-em-homens-3.jpg)
Por Paloma Morais no dia 22 de Setembro de 2017 ⋅ 15:58
O Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou nesta sexta-feira (22), resultados de testes realizados com a vacina contra o zika vírus, confeccionada pelo instituto, em camundongos e macacos. Além de testes em fêmeas, que apontaram que uma dose pode prevenir mulheres da doença durante a gravidez, o estudo também testou a vacina em machos. De acordo com o instituto, os testes indicaram que o zika pode causar esterilidade.
Conforme o estudo, publicado nesta sexta pela revista Nature Communications, a infecção nos animais de gênero masculino reduziu consideravelmente a quantidade de espermatozoides, a mobilidade deles, que ficaram quase imóveis, e o tamanho dos testículos. Os testes não foram realizados nos macacos. O estudo foi feito simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), Universidade do Texas e Universidade Washington, dos Estados Unidos, que são parceiros da pesquisa.