Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Nova vacina contra o vírus HIV apresenta bons resultados

Saúde

Nova vacina contra o vírus HIV apresenta bons resultados

Comprovação da segurança da substância em pessoas possibilita que ela seja testada em 2.600 mulheres na África Meridional

Nova vacina contra o vírus HIV apresenta bons resultados

Foto: Reprodução/Fotos Públicas

Por: Metro1 no dia 07 de julho de 2018 às 11:31

Pesquisadores anunciaram ontem (6) uma nova vacina experimental contra o HIV, que provocou uma reação imunológica em humanos e protegeu macacos da infecção. O estudo foi realizado com 393 adultos em bom estado de saúde, soronegativos, entre 18 e 50 anos na África Oriental, África Meridional, Tailândia e Estados Unidos. Alguns deles receberam um placebo.

A comprovação da segurança da substância em pessoas possibilita que ela seja testada em 2.600 mulheres na África Meridional. Testes de laboratório comprovaram que dois terços dos macacos-rhesus que foram submetidos ao tratamento ficaram protegidos após a vacina.

"Estes resultados representam uma etapa importante" para a criação de uma vacina, ressaltou o diretor do estudo, o virologista Dan  Barouch, em comunicado na revista médica The Lancet.

No entanto, ele advertiu que não há garantias de que os próximos testes sejam positivos. "Devemos ser prudentes", declarou à AFP. Os resultados dos testes mais amplos são esperados para 2021 ou 2022.