Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Número de casos confirmados de sarampo no país sobe para 822

Saúde

Número de casos confirmados de sarampo no país sobe para 822

Público-alvo da ação, que vai ocorrer entres os dias 6 e 31 de agosto, são crianças com mais de 1 ano e menores de 5

 Número de casos confirmados de sarampo no país sobe para 822

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Por: Tayane Rodrigues no dia 31 de julho de 2018 às 14:01

O número de casos confirmados de sarampo no Brasil em 2018 subiu para 822, segundo o mais recente balanço do Ministério da Saúde, divulgado na manhã de hoje (31). Até o dia 18, eram 667 ocorrências. Em todo o país, cinco mortes foram registrados e o estado do Amazonas lidera o ranking (519).

O balanço foi divulgado pelo ministro Gilberto Occhi no lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. O público-alvo da ação, que vai ocorrer entres os dias 6 e 31 de agosto, são crianças com mais de 1 ano e menores de 5. A meta é vacinar mais de 11,2 milhões de crianças em todo o país.

"Os casos de sarampo e de pólio foram banidos das doenças existentes no País há alguns anos e (houve) a queda da cobertura vacinal. As possíveis causas da queda são o sucesso da vacina, que faz com que as doenças desapareçam, o desconhecimento individual sobre o benefício da vacina e o horário de funcionamento das unidades de vacinação, que é incompatível com as atividades das famílias. O quarto item são as notícias falsas", disse o ministro.

Não foram registrados casos nos anos de 2016 e 2017 no Brasil.