Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

No verão, Otite atinge mais crianças 

Saúde

No verão, Otite atinge mais crianças 

O médico afirma ainda que é importante ficar atento para complicações relacionadas à otite

No verão, Otite atinge mais crianças 

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 30 de janeiro de 2019 às 10:15

Criança, normalmente, adora água. No verão, principalmente, os pequenos aproveitam para se refrescar tomando banho de piscina. No entanto, algumas crianças acabam sofrendo e desenvolvendo Otites. Prof. Dr. Edson Bastos Freitas, otorrinolaringologista da Otorrino Center, explica como passar pela época sem ter dor de cabeça.

“Otite é uma infecção e ou inflamação do ouvido externo ou médio. O ouvido médio é um pequeno espaço cheio de ar atrás do tímpano. As infecções de ouvido costumam ser dolorosas devido à inflamação e acúmulo de secreções. As crianças são mais propensas do que os adultos a ter essa infecção. Otite em bebês e casos graves no geral podem necessitar de medicamentos antibióticos”, disse.
 
O médico afirma ainda que é importante ficar atento para complicações relacionadas à otite, como fluidos persistentes no ouvido médio, infecções persistentes ou infecções repetidas, pois podem causar problemas de audição e outras complicações graves.
 
Otites são causadas por bactérias e vírus. Um inchaço causado por um resfriado ou alergia pode bloquear as tubas auditivas – dois canais que ligam as orelhas médias à rinofaringe. Dessa forma, a ventilação do ouvido médio fica comprometida. Isso propicia a invasão deste espaço por vírus ou bactérias. O edema (inchaço) das tubas impedem que este fluido seja drenado, tornando aquele ambiente perfeito para as bactérias ou vírus proliferarem, formando a otite.
 
Outra forma de contrair otite é pela inflamação da adenóide, um órgão linfático (do sistema imune) localizado na parte de trás do nariz. Esta função pode torná-los particularmente vulneráveis à infecção e inflamação. Como a adenoide está perto da abertura da tuba auditiva, uma inflamação ou aumento dessas estruturas pode bloquear as tubas, contribuindo assim para a otite.
 
Infecções bacterianas são as causas mais recorrentes de otite. Os tipos mais comuns são o Streptococcus pneumoniae (pneumococos), Haemophilus influenzae e Moraxella
Infecções virais são menos comuns, mas podem causar otite. O vírus sincicial respiratório (RSV) e o vírus da gripe (influenza) são os tipos mais frequentemente encontrados.