Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Integrante de comitê do Consórcio Nordeste, Roberto Badaró defende obrigatoriedade do uso de máscaras na BA

Saúde

Integrante de comitê do Consórcio Nordeste, Roberto Badaró defende obrigatoriedade do uso de máscaras na BA

“É preciso mudar o comportamento das pessoas e não é tão simples", disse médico infectologista

Integrante de comitê do Consórcio Nordeste, Roberto Badaró defende obrigatoriedade do uso de máscaras na BA

Foto: Matheus Simoni/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 09 de abril de 2020 às 08:31

Integrante do Comitê Científico do Consórcio Nordeste e diretor do Instituto de Ciências da Saúde do Cimatec, o médico infectologista Roberto Badaró afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (9), que é preciso adotar medidas mais severas para o uso de máscaras na Bahia.

“É preciso mudar o comportamento das pessoas e não é tão simples. Eu espero que o governo seja mais austero na implantação da medida. O governador começou a medida muito precocemente e, inclusive, incentivar o uso de máscara, mas é preciso tornar isso mais obrigatório e as pessoas serem punidas se não quiserem ouvir. Infelizmente na sociedade há sempre os “do contra” e essas pessoas tem que ter, realmente, um outro tipo de abordagem para perceber que ela é responsável pelo espalhamento da doença”, disse o infectologista. 

Ele lamentou que as pessoas têm descumprido a orientação de ficar em casa e evitar aglomerações, como ocorreu ontem no Mercado do Peixe, em Salvador.

“Nós não estamos com falta ainda de respiradores e de assistência. Os dados estão mostrando isso. Mas ele vai chegar, ele vai. (...) Ela vai subir porque as pessoas não querem fazer as medidas que dependem delas. Não depende do governo e dos médicos. Depende da própria pessoa ficar em casa, não aglomerar e usar máscara. Se as pessoas  entenderem isso, vai ajudar muito”, declarou.

Ao receber o pedido de um ouvinte para que fizesse um apelo ao governador Rui Costa sobre a obrigatoriedade da quarentena, Badaró respondeu: “Eu já fiz essa recomendação e troco WhatsApp com o governador. Eu disse: ‘Governador, infelizmente, estou decepcionado’. Ele concordou comigo. E tenho certeza que ele está preparando alguma coisa. Tenho certeza absoluta. Porque ele não está descansado. Ele está muito preocupado e voltado quase que 100% do tempo dele para minimizar o impacto dessa pandemia”.