Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

'Nunca tinha visto algo parecido', diz Elsimar Coutinho sobre coronavírus

Saúde

'Nunca tinha visto algo parecido', diz Elsimar Coutinho sobre coronavírus

Cientista avalia que vírus terá uma grave propagação, mas que a imunização deve ocorrer de forma gradativa para evitar novas ondas da doença

'Nunca tinha visto algo parecido', diz Elsimar Coutinho sobre coronavírus

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Metro1 no dia 15 de maio de 2020 às 12:03

O renomado médico e cientista baiano Elsimar Coutinho, eleito uma das Grandes Mentes do século XXI, afirmou hoje (15), em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, que o coronavírus tem “uma vantagem enorme” por acometer de forma branda a maioria das crianças infectadas. Ainda segundo ele, é raro acometer pessoas mais jovens. "Nas circuntâncias que estamos vendo, nunca tinha visto algo parecido. "A última vez foi com vírus que nos acometeram e que tomamos uma vacina para que ele não nos pegue. Com a virulência que ele apresenta, nunca vi. Já li a respeito, o mundo já viveu invasões virais desse tipo e, depois de matar um monte de gente, imuniza um monte de gente, sobrevivem e se fabrica uma vacina com a estrutura do vírus, desenvolvendo uma defesa imunológica", afirmou.

"O vírus só mata aproximadamente 7% das pessoas que atinge. Se você descontar desse 7% que morreriam de outras coisas se não fosse o vírus, é menos ainda, algo em torno de 3%", acrescentou o cientista. 

Elsimar ainda criticou os posicionamentos públicos do presidente, que menospreza a importância do vírus. “A parte ruim é que, com a facilidade alta de contaminação, e com um presidente que aparentemente é contra o único remédio que temos, que é ficar em casa, o vírus ainda vai matar muita gente”, avaliou o médico, ao mencionar Jair Bolsonaro (Sem partido).

"É um consolo que eu vejo as crianças, quando afetadas, não morrem e desenvolvem uma certa defesa, sem problemas cardiovasculares", acrescentou.