
Saúde
Por proteção contra o Aedes, secretário sugere que mulheres parem de usar saia
O secretário falou ainda que dos 150 casos suspeitos de microcefalia na Bahia, alguns já foram confirmados e outras estão ainda em análise. [Leia mais...]

Foto: Tácio Moreira/ Metropress
Com o surto de microcefalia instalado no Nordeste, por causa do mosquito aedes aegypti, especialistas passaram a orientar as mulheres para evitar a gravidez, pelo menos nos próximos oito meses. O secretário de saúde do estado, Fábio Vilas Boas, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (9), aconselhou que as mulheres devem ir periodicamente ao médico e que evitem ser picadas pelo mosquito. Um dos métodos é, acredite, mudar a maneira como se vestem.
"As mulheres devem evitar serem picadas pelo mosquito. Uma recomendação que as pessoas têm feito sempre: pedem para as mulheres usarem manga comprida. Mas, antes da manga comprida, a primeira coisa que as mulheres têm que fazer é parar de andar de saia! Tem que andar de calça, porque se tem muito mais área exposta nas pernas do que nos braços. Ao invés de andar com um vestidinho curto, coloca uma saia com uma meia comprida, até a metade da canela, aí já protege uma grande parte do corpo. [Sobre] Colocar repelente nos braços, o braço é uma parte visível, as pernas não. A recomendação no Nordeste é andar de calças folgadas", alertou.
"A mulher tem que ir no posto de saúde e fazer consultas e exames para descobrir uma série de doenças que causam microcefalia. As mulheres precisam ter sete consultas, pelo menos, na gestação. Muita mulher tem o filho e não faz uma consulta", completou.
O secretário falou ainda que dos 150 casos suspeitos de microcefalia na Bahia, alguns já foram confirmados e outras estão ainda em análise. "Vamos investir pesadamente em diagnósticos para combater a sífilis congênita. Temos até segunda feira, 86 casos de microcefalia. Tivemos 64 notificações, mas ainda não validamos, porque não se mediu o tamanho do cérebro".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.