Saúde

Planserv apoia movimento Outubro Rosa

Segundo a coordenadora-geral, Socorro Brito, "a prevenção é o caminho mais adequado para prognósticos positivos"

[Planserv apoia movimento Outubro Rosa]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 09 de Outubro de 2020 ⋅ 12:24

O movimento “Outubro Rosa”, promovido anualmente em todo mundo, surgiu na década de 90 para conscientização e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama atinge milhares de mulheres de todas as idades, sendo o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre o público feminino.

Todos os anos, o Planserv abraça essa causa, despertando a atenção das suas beneficiárias para a necessidade em efetuar consultas direcionadas à saúde da mulher, bem como a realização da mamografia. Estimula, ainda, que desenvolvam o hábito preventivo do toque e façam o auto exame. Segundo a coordenadora-geral, Socorro Brito, "a prevenção é o caminho mais adequado para prognósticos positivos, uma vez que quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, as chances de recuperação são maiores".

A Assistência conta com prestadores habilitados para realizar os exames de imagem para diagnóstico, além de unidades para tratamento do câncer. Entre o período de janeiro a setembro de 2020, foram realizadas 27.694 mamografias convencionais bilaterais, 46.023 ultrassons de mamas bilaterais e 19.909 consultas na especialidade Mastologia.

Campanha mundial - Com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, o Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, sendo rapidamente difundida em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa, que partiu de um grupo de mulheres em 2002, foi marcada pela iluminação rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Anos mais tarde, entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em diversas cidades. Aos poucos, o Brasil foi ganhando a simbólica cor em todas as capitais e o mês de outubro tornou-se símbolo da luta pela prevenção e tratamento do câncer de mama.

 

Notícias relacionadas