Boa Praça 8º edição
RSS Facebook Twitter

por João Brandão no dia 04 de Mar de 2015 às 11:50 em Política

comentários

Encontro de governadores do Nordeste com Dilma é articulada por governador da Paraíba
Foto: Reprodução/maispb
De acordo com a coluna de Felipe Patury, da revista Época, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), está articulando uma reunião dos governadores da região Nordeste com a presidente Dilma Rousseff. Ele indicou o seu secretário de Infraestrutura, Ciência, Tecnologia e Recursos Hídricos, João Azevedo, para tentar preparar uma pauta de conteúdo voltado para os problemas de infraestrutura na região, principalmente o abastecimento de água, e apresentar numa reunião técnica, na próxima quinta-feira (5), em Brasília. O encontro com Dilma ainda não tem data marcada.

comentários

por João Brandão no dia 04 de Mar de 2015 às 11:30 em Economia

comentários

Após sequência de queda, produção industrial cresce 2% em janeiro
Foto: Reprodução / ABr
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (4) os dados da produção industrial do Brasil. No levantamento, a taxa cresceu 2% em janeiro deste ano. O avanço interrompeu a sequência de dois meses consecutivos de queda no resultado: -3,2% em dezembro e -1,1% em novembro de 2014. A taxa acumulada nos últimos 12 meses continua negativa (-3,5%).

comentários

por João Brandão no dia 04 de Mar de 2015 às 11:09 em Política

comentários

Primeira reunião com governador tem presença recorde de deputados da base
Foto: Divulgação/GOVBA
O governador da Bahia, Rui Costa, se reúne nesta quarta-feira (4), no salão Ondina, localizado no Othon Palace Hotel, com 39 deputados estaduais da base governista, um número recorde. "Governador, quero registrar que estamos batendo um recorde na presença dos deputados", anunciou o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, durante o encontro.

Estão presentes na reunião, o vice-governador, João leão; o líder do governo na Assembleia, deputado José Neto, além dos secretários Josias Gomes, Cícero Monteiro, Manoel Vitório e André Curvello.

comentários

por Juliana Almirante no dia 04 de Mar de 2015 às 10:57 em Política

comentários

Agora na oposição, vereador propõe passe livre para alunos da rede pública e de baixa renda
Foto: Divulgação
De lado ainda indefinido na oposição ou base da Câmara, o PTN parece ter assumido postura mais próxima à minoria. O vereador Toinho Carolino (PTN) propôs um projeto de lei que altera a Lei Orgânica do Município para conceder meia passagem a estudantes da rede pública e de baixa renda. De acordo com o texto, o aluno do ensino fundamental e média de escolas públicas seria automaticamente isento do pagamento da tarifa do transporte público. Aos universitários, só seria concedido passe livre se comprovada a baixa renda. Beneficiários de programas sociais como o Fies, Prouni e cotas universitárias também seriam alcançados pela nova legislação.

Em nota, o vereador pede o empenho de vereadores, assim como os da base do prefeito ACM Neto (DEM) na Câmara." Os estudantes esperam que bancada  do governo vote pela implantação do passe livre, afinal, a prefeitura tem alardeado que dispõe de R$ 1 bilhão em caixa e não conseguiu fazer as melhorias prometidas no transporte coletivo", criticou. Ele justifica que, com a medida, o estudante de menor renda poderá economizar, frequentar mais aulas, o que evitará a evasão escolar. Se aprovado pelo Legislativo municipal, o projeto atenderá pautas do Movimento Passe Livre (MPL) de Salvador, que chegou a ocupar a Casa em 2013, à época das manifestações que tomaram as ruas do país.

comentários

por João Brandão no dia 04 de Mar de 2015 às 10:35 em Esportes

comentários

Presidente do Vitória admite insatisfação da diretoria e jogadores com técnico
Foto: Manuela Cavadas / Metropress (Arquivo)
O presidente do Vitória, Carlos Falcão, em entervista ao Metro1, nesta quarta-feira (4), admitiu a insatisfação com o trabalho feito pelo Ricardo Drubscky no comando técnico do Rubro-Negro. "Os resultados estão dentro do programado, mas taticamente, dentro de campo, não só da presidência, mas da comissão, jogadores e torcida não estão satisfeitos. O que tem feito que a diretoria cobre não é o resultado, mas sim evolução tática", disse.

O mandatário rubro-negro foi taxativo ao ser questionado se a situação do técnico pioraria em caso de resultado negativo nesta quarta, quando enfrenta o América-RN, pela Copa do Nordeste, em Natal. "Não especulo sobre futuro. Hoje, Ricardo é treinador do Vitória. Não existe nenhum tipo de decisão em torno disso", afirmou.

comentários

por João Brandão no dia 04 de Mar de 2015 às 10:10 em Política

comentários

Presidente da Câmara contrata ex-procurador-geral para defendê-lo na Lava Jato
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vai contratar o ex-procurador-geral da República Antonio Fernando Souza para defendê-lo nas investigações da Operação Lava Jato. Segundo a Folha de S. Paulo, Antonio aceitou defender o parlamentar, mas ainda falta acertar os detalhes do contrato. Na época como procurador-geral, Antonio Fernando instaurou 141 inquéritos. No do mensalão, ele também tornou réus 40 acusados de integrar um esquema de compra de apoio ao governo Lula.

Na última terça-feira (3), a Procuradoria-Geral da República enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) 28 pedidos de inquérito dos envolvidos da operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras. Eduardo Cunha e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), estão entre os alvos.

comentários

por João Brandão no dia 04 de Mar de 2015 às 09:45 em Cidade

comentários

Para fugir do engarrafamento, condutores invadem via para ciclistas em Stella Maris
Foto: Laysa Damasceno / Leitor Metro1
Uma rotina anda deixando a leitora do Metro1 Laysa Damasceno preocupada. De acordo com ela, todos os dias pela manhã, na Rua Alamedas das Praias, em Stella Maris, os condutores, para fugir do engarrafamento, invadem a via exclusiva para ciclistas. Na manhã desta quarta-feira (4), por exemplo, a leitora flagrou novamente a "roubadinha" dos motoristas.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por João Brandão no dia 04 de Mar de 2015 às 09:23 em Política

comentários

Titular da Seap diz que não faz "acordo com bandido para não imitar deputado" Aleluia
Foto: Divulgação / Secom
O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte, respondeu duramente as críticas feita pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM), quando o democrata disse para o governador da Bahia, Rui Costa, "parar com o blá blá e dar condições para a polícia trabalhar com ações preventivas": "O governo petista chegou a inventar a Seap. Mas, pelo jeito, foi só para dar emprego aos aliados, porque nada efetivamente foi feito para melhorar a estrutura dos presídios de forma a que cumpram sua função punitiva e de ressocialização", disse.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o titular da Seap não poupou críticas ao parlamentar. De acordo com Nestor, "o PT ou o seu partido, o PDT, não faz acordo com bandidos -- até para não imitar o Deputado". Confira abaixo a nota na íntegra:

"A denúncia é um subproduto de desfaçatez que o líder da entidade formulou, em setembro último, usando o nome do Sindicato, no Programa eleitoral partidário da chapa da oposição ao Governo da Bahia - objeto de representação de nossa Secretaria à PGE, para adoção das providências judiciais - e é matéria-prima eivada de má fé de que se vale, irresponsavelmente, o Deputado Aleluia o qual, na sua cegueira e esforço pela busca da notoriedade, tanto se aferra. Em verdade, cadeia não é parque de diversões tanto quanto mandato (até comprado) não é biombo para proselitismo alicerçado na mentira. O PT - ou o meu partido, o PDT - não faz acordo com bandidos - até para não imitar o Deputado. Considerar a SEAP uma criação de espaço para acolhimento empregatício é querer igualar a situação à sua própria, que, durante ano e meio foi retirado do sereno do ostracismo pela gestão municipal, até a aquisição de novo mandato parlamentar, sem contabilizar uma realização administrativa sequer, em seu período. Ao contrário da nossa Secretaria que avança a passos céleres para atingir o zeramento do déficit prisional, com a construção (em andamento) de mais de 6 mil vagas e, em vias de licitação, neste ano, de mais 3 mil vagas, além de haver multiplicado quase em oito vezes o número deixado de ressocializandos do Sistema Prisional, pelo DEM, o partido dele".

comentários

por Milene Rios no dia 04 de Mar de 2015 às 09:13 em Cidade

comentários

Chuva e acidentes complicam o trânsito em Salvador
Foto: Metropress
Um acidente entre carro e moto deixou uma pessoa ferida na Av. Otávio Mangabeira, a Orla, na altura da Perini. De acordo com a Transalvador, com a colisão, o motociclista ficou gravemente ferido, o Samu foi acionado e levou a vítima para uma unidade de saúde. Os usuários do aplicativo waze indicam outro acidente no Costa Azul, na altura do prédio da Fieb. Não há detalhes da situação, mas ao que parece é sem gravidade, deixando apensa o trânsito lento.

Além disso, o trânsito segue com muita retenção nesta quarta-feira (04) por conta da chuva, que provoca ainda pontos de alagamentos. Enfrenta lentidão quem trafega pela Luiz Viana Filho, a Paralela, nos dois sentidos; na Av. ACM; na Otávio Mangabeira, a orla; no viaduto Raul Seixas, na Mário Leal Ferreira, a Bonocô; na Heitor Dias e Barros Reis. 


comentários

por João Brandão no dia 04 de Mar de 2015 às 08:44 em Política

comentários

Delegado da Polícia Civil diz que principal problema é "entender de forma coletiva a Segurança Pública"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito, em entrevista à Rádio Metrópole nesta quarta-feira (4), comentou sobre o principal problema para a Segurança Pública da Bahia. "Nosso principal problema nós é entendermos de forma coletiva a Segurança Pública. Temos que buscar as soluções. Quais são os pontos críticos que a polícia entende? A gente tem q dar mais atenção, mas não é grave", afirmou.

comentários

por Matheus Morais no dia 04 de Mar de 2015 às 08:41 em Polícia

comentários

Delegado geral da Polícia Civil fala sobre violência na Bahia: "Temos que ser balizadores"
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O crescimento da violência na Bahia também foi comentado pelo delegado chefe da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (4). "O nosso pensamento é a formação da nossa ação, temos que ser balizadores. Vamos tirar a ideia de polícia violenta, "Vou chamar a polícia". Temos que ser representados por seres humanos, temos nosso lar", destacou.

comentários

por Matheus Morais no dia 04 de Mar de 2015 às 08:25 em Polícia

comentários

Delegado geral da Polícia Civil diz que é preciso "criar parceria com a sociedade"
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O delegado geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, falou em entrevista à Rádio Metrópole na manhã desta quarta-feira (4) sobre o desafio de assumir o cargo. Ele foi escolhido pelo governador do estado, Rui Costa (PT). "Nós somos seres humanos. Saímaos da sociedade que aclama por segurança pública. Isso passa por um processo de integração, é um desafio não só meu, é de todos. Precisamos criar uma relação de parceria com a sociedade", disse.

comentários

por João Brandão no dia 04 de Mar de 2015 às 07:40 em Cidade

comentários

Você Repórter: após batida, poste fica inclinado Stella Maris
Foto: Liuan Effren / Leitor Metro1
O leitor do Metro1 Liuan Effren registrou a situação de um poste, na Rua das Alamedas, no bairro de Stella Maris. De acordo com ele, após uma batida na noite da última terça-feira (03), por volta das 22h, o poste ficou inclinado, causando, assim, perigo a quem passa pelo local.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 04 de Mar de 2015 às 07:31 em Bahia

comentários

Centro Integrado de Gestão de Emergências deve ser entregue em junho
Foto: Divulgação / Secom
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, visitou nesta terça-feira (3) as obras do Centro Integrado de Gestão de Emergências (Cige), que estão 69% executadas. A previsão é de que o Cige seja entregue em junho deste ano. O prédio tem quatro andares, um auditório com capacidade para mais de 250 pessoas e um heliponto. O edifício abrigará o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que atualmente funciona no Parque Tecnológico da Bahia.

A estrutura também vai receber os setores administrativos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e o gabinete do secretário. "A estrutura montada no Cige é mais do que a de um simples prédio. É a efetiva integração das policias, que vão passar a atuar no mesmo espaço, o que vai facilitar a tomada de decisões conjuntas", disse Maurício Barbosa. Também acompanharam a visita técnica o subsecretário, Ary Oliveira, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardinho Brito, além de superintendentes da SSP.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 04 de Mar de 2015 às 07:18 em Política

comentários

Maria Quitéria toma posse nesta quarta-feira para mais dois anos à frente da UPB
Foto: Divulgação / UPB
A prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, toma posse nesta quarta-feira (4) para o segundo biênio na presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Reeleita para o cargo, Quitéria e a diretoria da entidade, inclusive, já se adiantaram e ouviram os colegas prefeitos com o objetivo de levantar as prioridades da pauta dos municípios da Bahia para este ano. Um dos itens será a cobrança, ao Congresso Nacional, de uma reforma política que inclua o fim da reeleição e a unificação dos pleitos de vereador a presidente.

Durante a posse, a prefeita de Cardeal da Silva vai aproveitar para cumprir uma promessa feita na campanha. Quitéria empossa o Conselho Consultivo da entidade, composto por prefeitos presidentes de consórcios públicos e associações regionais, visando dar ainda mais representatividade às ações decisórias da UPB. A cerimônia acontece na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 18h. A solenidade vai contar com a presença do Governador Rui Costa, que também participará da reinauguração de uma nova ala reformada do prédio do órgão. 

comentários

Página 1 de 3907
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Jornal do Meio-Dia 12h00 às 13h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
04/03/2015
Bernardino Brito Filho
Delegado Geral da Polícia Civil
03/03/2015
Marcelo Kruschewski - Ana Paula Magalhães - Maria Carmem
Empresários e Membros da Associação de Moradores e comerciantes da Barra
03/03/2015
Adriano Assis
Promotor
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040