Aerolineas
RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 20 de Abr de 2015 às 20:21 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: imóvel na orla ameaça desabar com estrutura precária
Foto: Viviane Meira/Leitora Metro1
A leitor do Metro1 Viviane Meira enviou imagens de um imóvel localizado na Avenida Octávio Mangabeira, na orla marítima de Salvador. Pelas fotos, é possível comprovar que há um risco de desabamento por conta da precariedade na estrutura de sustentação do edifício. O imóvel fica localizado após o supermercado Bompreço do bairro de Armação. 

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Matheus Morais no dia 20 de Abr de 2015 às 20:04 em Bahia

comentários

 Marinha inscreve até 14 de maio para concurso com 42 vagas
Foto: Reprodução/ Naval
Estão abertas até o dia 14 de maio as inscrições para o concurso público de admissão ao curso de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. No total são 42 vagas para candidatos brasileiros de ambos os sexos, com idades entre 18 e 24 anos, completados até 1º de janeiro de 2016, além de ter o ensino médio completo.

As inscrições devem ser realizadas no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, localizado na Avenida da França, no bairro do Comércio, ou pelo site da Marinha, onde também está disponível o edital completo. A taxa de inscrição é de R$ 44.
Os classificados passarão por um Curso de Formação no Rio de Janeiro, com duração de 18 meses. As oportunidades são distribuídas da seguinte forma: Flauta Transversa em Dó (1), Clarinete Sib (17), Saxofone Alto Mib (4), Saxofone Baritono Mib (1), Trompete Sib (3), Trompete em Fá (3), Trombone Tenor Dó (2), Euphonium (4), Tuba Sib (1) e Percussão (Bateria Completa) (6).

As provas teóricas serão aplicadas no dia 20 de junho. Já as provas práticas acontecem de 3 a 21 de agosto. Mais informações pelos telefones (71) 3415-2689 ou 3507-3815.


comentários

por Bárbara Gomes no dia 20 de Abr de 2015 às 19:43 em Educação

comentários

Reitoria do IFBA contradiz sindicato e afirma que greve dos servidores é ilegal
Foto: Reprodução/ Google Street View
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), nesta segunda-feira (20), esclarece por meio de nota oficial ao Metro1, sobre a greve deflagada pelos servidores que, no dia 10 de abril recebeu um ofício, informando sobre a greve marcada para a última segunda-feira (13). Mas, em nenhum momento o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) apresentou pauta à Reitoria, não havendo nenhum processo de solicitação de negociação registrado.

De acordo com a Reitoria, a greve é um recurso que só deve ser utilizado quando frustradas todas as possibilidades de negociação, baseando-se na Lei 7.783, de 28 de junho de 1989, considerando assim, que não cabe a deflagração da greve. A assessoria do IFBA diz ainda, que a assembleia realizada pelo sindicato não refletia a maioria dos campi.

comentários

por Juliana Almirante no dia 20 de Abr de 2015 às 19:22 em Mundo

comentários

Brasil tem maior número de ambientalistas assassinados em 2014
Foto: Agência Brasil
A ONG Britânica Global Witness divulgou, nesta segunda-feira (20), relatório que mostra que o Brasil foi o país com o maior número de ambientalistas mortos em 2014: 29. Em todo o mundo, foram documentadas 116 mortes, distribuídas em 17 países. No ranking mortal, o Brasil supera Colômbia, com 25 mortes, Filipinas, 15, e Honduras, 12.

A média mundial de mortes de ativistas em 2014  alcançou a média de mais de duas por semana. O número significa crescimento de 20% frente ao ano anterior. A maioria das mortes, segundo a organização, está relacionada a conflitos na agricultura, na mineração e no estabelecimento de usinas hidrelétricas. Cerca de 40% das vítimas eram indígenas.

comentários

por Matheus Simoni no dia 20 de Abr de 2015 às 19:12 em Cidade

comentários

Arcebispo de Salvador é eleito vice-presidente da CNBB
Foto: Reprodução
O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Sebastião Krieger, de 71 anos, foi eleito nesta segunda-feira (20) vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A eleição aconteceu durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, no interior de São Paulo. Ele foi eleito com 199 dos 286 votos válidos. 

Para a presidência da CNBB, foi escolhido o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, de 55 anos. Levando o lema "Deus é amor", dom Murilo é o 15º vice-presidente eleito em Assembleia Geral, para o quadriênio de 2011 a 2019. Ele comanda a arquidiocese de Salvador desde janeiro de 2011, quando foi nomeado pelo então papa Bento XVI.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 20 de Abr de 2015 às 19:00 em Brasil

comentários

Brasil volta a registrar caso de raiva humana após 21 anos; homem está em coma
Foto: Reprodução/F5 News
O Estado de Mato Grosso do Sul registrou um caso de raiva humana após 21 anos sem ocorrências no país. O paciente, um homem de 38 anos, está em estado grave no Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. De acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo, o homem foi mordido há mais de 40 dias por um cão infectado com raiva na cidade de Corumbá, no interior do Estado, e só procurou atendimento no último dia 13. 

Segundo informações do hospital Universitário, a equipe médica aguarda a chegada de medicamentos, que serão enviados de Brasília para a capital sul-mato-grossense, na tentativa de reverter o quadro do paciente que está em coma induzido, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

comentários

por Bárbara Gomes no dia 20 de Abr de 2015 às 18:40 em Cidade

comentários

Compradores do Reserva Alto Verde no Trobogy protestam depois de 3 anos de obra parada
Foto: Ana Carolina de Santana/Leitor do Metro1
A leitora do Metro1, Hirlane Cruz, compradora do empreendimento Reserva Alto Verde, no Trobogy, em Salvador, denuncia mais uma vez, a falta de providências sobre o imóvel subsidiado pelo Governo Federal através do Programa "Minha Casa, Minha Vida".  Segundo a leitora, a aquisição foi feita em 2009, com previsão de entrega para 2011, mas após alguns atrasos, a obra foi abandonada em 2012. Mesmo com várias ações judiciais e manifestações públicas, até o momento a obra está paralisada.

Por isso, Hirlane Cruz e outros compradores farão na próxima quinta-feira (23), uma manifestação em frente ao Centro Administrativo (CAB), no prédio da Justiça Federal, para tentar adiantar os processos. "Vamos agora tentar 'tocar' os juízes para acelerar os processos que se arrastam na justiça, lenta, cruel e questionável por tantas vezes",  esclarece a leitora.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 20 de Abr de 2015 às 18:22 em Cidade

comentários

Empresas de ônibus em Salvador têm que qualificar os funcionários, diz secretário
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Conforme o Secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (20), a nova padronização visual dos coletivos em Salvador, facilitará a vida dos passageiros. Mas, os ônibus metropolitanos, de Lauro de Freitas por exemplo, continuam com as cores verdes, pois não são geridos por Salvador.

Os veículos serão plotados com a palavra "Integra" e terão as cores amarelo, para os que circulam pela região do Subúrbio, verde para os que transitam no centro e azul para os que rodam na Orla. Ainda segundo o secretário, a nova padronização permanece com a entrada dos passageiros pela frente. "As concessionárias também têm que fazer o treinamento e qualificação dos funcionários", afirma Mota.

 A expectativa é que até o final de 2016, a idade média da frota na cidade seja de 3,5 anos.

comentários

por Lorena Alcantara no dia 20 de Abr de 2015 às 18:21 em Brasil

comentários

Ministro da Fazenda diz que balanço será mais um passo na reconstrução da Petrobras
Foto: Reprodução / Reuters
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta segunda-feira (20) que a apresentação do balanço da Petrobras, prevista para acontecer nesta quarta-feira (22), será mais um passo na reconstrução da estatal. "Há expectativa de que, em alguns dias, eles (Petrobras) irão superar a questão do balanço auditado. A expectativa é de que eles conseguirão publicar o balanço auditado e que será muito bom", disse Levy, após ser questionado sobre a situação da empresa durante o Bloomberg Monetary Summit -- encontro de líderes políticos do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Peru e Estados Unidos, realizado em Nova York.

O balanço auditado da Petrobras trará os resultados contábeis referentes ao ano fechado de 2014 e ao terceiro trimestre do ano passado (revisado). O atraso na publicação dos dois resultados é devido às investigações da Operação Lava Jato sobre o esquema de corrupção na estatal.

comentários

por Matheus Morais no dia 20 de Abr de 2015 às 18:14 em Cidade

comentários

"Nossa frota de ônibus era a mais antiga do país, com oito anos em média", diz Fábio Mota
Foto: Divulgação / Agecom
Em entrevista à Rádio Metrópole, na tarde desta segunda-feira (20), o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, falou sobre o novo contrato firmado entre a pasta e as concessionárias de ônibus. "Vamos começar a operar o novo contrato. Fizemos a reorganização dos ônibus em três empresas. A média de frota não pode passar de quatro anos, antes a média era de oito anos. A cidade tem que ter padronização. Os ônibus com cor azul circularão pela Orla, os de cor verde pelo Centro e os de cor amarela pelo Subúrbio", disse.

"É melhor para a Prefeitura  fiscalizar. Fica mais fácil saber se aparecer um ônibus com outra cor, saber  se está fazendo transporte clandestino, também fica mais fácil para a população", afirmou. "Nossa frota era a mais velha do país com oito anos em média", completou.

comentários

por Matheus Simoni no dia 20 de Abr de 2015 às 18:06 em Cidade

comentários

Salvador terá BRT em dois anos, afirma secretário de Mobilidade
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, afirmou nesta segunda-feira (20) que Salvador irá contar com BRT até 2017. Em entrevista à Rádio Metrópole no Jornal da Cidade 2ª Edição, ele esclareceu algumas dúvidas da população sobre o novo sistema de transporte urbano da cidade. 

De acordo com o secretário, os novos veículos já devem contar com climatização adequada. "O ar-condicionado vem no segundo momento com a implementação do BRT, quando vai acontecer a ligação Lapa ao Iguatemi. Estimamos um prazo de 2 anos para implementação do BRT na cidade", afirmou Fábio Mota. Ainda segundo o secretário, nos próximos cinco anos, toda a frota de Salvador será trocada.

comentários

por Matheus Simoni no dia 20 de Abr de 2015 às 18:00 em Política

comentários

Filho de Eduardo Campos descarta seguir carreira política: 'prematuro'
Foto: Reprodução/Andréa Rêgo Barros/Estadão
O ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) foi homenageado no Fórum de Líderes Empresariais realizado em Comandatuba, no município de Una, no litoral da Bahia. Dois dos quatro filhos do ex-governador pernambucano estiveram presentes no evento: o jovem João Henrique, de 21 anos, e Maria Eduarda, de 22. 

Eduardo Campos morreu em agosto de 2014, nas vésperas da eleição presidencial, em um acidente envolvendo um jato particular. Em entrevista ao portal iG, João afirmou que é muito cedo para se pensar em seguir os passos do pai na política. "Tenho só 21 anos. Primeiro tenho de me preocupar em terminar minha faculdade. Me formo no ano que vem", afirmou ele. 

comentários

por Lorena Alcantara no dia 20 de Abr de 2015 às 17:57 em Mundo

comentários

Itamaraty repudia execuções feitas pelo Estado Islâmico
Foto: Reprodução / Reuters TV
O Brasil condenou a execução de homens identificados como cristão etíopes, que foram capturados na Líbia, pelo Estado Islâmico. O Itamaraty divulgou nota nesta segunda-feira (20), afirmando que o episódio é uma falta de respeito aos direitos humanos. "O atroz assassinato de cristãos etíopes na Líbia, tornado público ontem (domingo, 19), e o atentado terrorista no último sábado (18) em Jalalabad, no Afeganistão, que resultou em dezenas de mortos e feridos, denotam absoluta falta de respeito aos direitos humanos mais básicos e são afrontas diante das quais a comunidade internacional não pode se calar", diz a nota. No texto, o governo brasileiro "reitera sua repulsa à intolerância religiosa e ao terrorismo, qualquer que seja sua origem ou justificativa".

No último domingo (19), um vídeo divulgado por sites jihadistas mostrou cerca de 12 homens sendo degolados em uma praia e outros 16 sendo mortos a tiros em uma área deserta. Em fevereiro, o EI já havia divulgado um vídeo mostrando a decapitação de 21 homens também em uma praia, com cenas semelhantes as do vídeo divulgado neste domingo.

comentários

por Matheus Simoni no dia 20 de Abr de 2015 às 17:47 em Esportes

comentários

Bahia prepara "Mosaico Tricolor" para final da Copa do Nordeste contra o Ceará
Foto: Divulgação/ECB
Em dia de confusão para conseguir os ingressos, o Bahia divulgou nesta segunda-feira (20) o balanço parcial das vendas nas bilheterias espalhadas por Salvador. No total, foram 27 mil ingressos foram vendidos até as 17h30. Além disso, a diretoria tricolor anunciou que um verdadeiro mosaico vai colorir a Arena Fonte Nova durante a final da próxima quarta-feira (22). Em cada assento, será colocado um papel com instruções para cada torcedor participar do "Mosaico Tricolor". 

Dos 3 shoppings que são ponto de venda, somente o Shopping Paralela suspendeu a comercialização por decisão própria, de acordo com o Tricolor. As vendas continuam no Shopping da Bahia, no Salvador Shopping e nos 34 guichês exclusivos para a torcida mandante na Arena Fonte Nova.

comentários

por Matheus Simoni no dia 20 de Abr de 2015 às 17:39 em Trânsito

comentários

Carreta faz "L" e interdita tráfego em rua de Campinas de Brotas
Foto: Walldo Silva/Metropress
No final da tarde desta segunda-feira (20), uma carreta, que trafegava na Rua Engenheiro José Anasoh, em Campinas de Brotas, quando acabou errando a manobra, formando um verdadeiro "L". O contêiner acabou se desacoplando do caminhão. Agentes da Transalvador já se encontram no local para tentar solucionar o problema. Com o incidente, o tráfego na rua, próxima ao Jardim da Saudade, acabou ficando bloqueado.

comentários

Página 1 de 4058
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Bom dia, bola 06h00 às 07h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
17/04/2015
Paulo De Tarso
Assessor de regulação do Estado da Bahia
17/04/2015
Antônio Brito
Deputado Federal
17/04/2015
Cláudio Sarian Altounian
Engenheiro
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040