Sexta-feira, 23 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Artigos

/

Os bebês reborn e a rebordosa geral

Os bebês reborn e a rebordosa geral

Quem reza o terço com Alexa, quem pede ao Chat GPT pra fazer todos os trabalhos, quem chama o cachorro de meu filho é muito diferente das mamães de boneco?

Os bebês reborn e a rebordosa geral

Foto: Reprodução

Por: James Martins no dia 22 de maio de 2025 às 07:15

Essa novela toda de bebê reborn que, de uns dias pra cá, vem fazendo mais sucesso que Vale Tudo, sempre me lembra, por confluência sonora, a Rê Bordosa - aquela personagem de Angeli. Numa tirinha, ela está na praia e um cara se aproxima: "Que tal a companhia de um homem, garota?". - "Homem?", ela retruca. - "Claro"! 100% homem". - "Nesse caso é melhor esperar". - "Esperar o quê?". E a porralouca arremata: "Chegarem os 90% que faltam". Pois bem, e isso me lembra um aforismo de Nietzsche, que diz que "junto com o temor do homem perdemos também o amor a ele, a reverência por ele, a esperança em torno dele, e mesmo a vontade de que exista ele. A visão do homem agora cansa - o que é hoje o niilismo, se não isto?... Estamos cansados do homem...". Vale ler o texto completo, está na "Genealogia da Moral". E não preciso enfatizar que "homem" aqui se refere à espécie humana.

Eis o que quero dizer: no caso dos bebês reborn, é fácil ver a bizarrice de querer substituir pessoas reais por bonecos. Mas, tirando uma meia dúzia de umas três pessoas, será que alguém realmente tem tanta moral assim para debochar das mamães reborn? O cansaço do humano no humano, a vontade de substituir-nos por máquinas me parece generalizada. Quem reza o terço com Alexa, quem pede ao Chat GPT pra fazer todos os trabalhos, quem chama o cachorro de meu filho é muito diferente das mamães de boneco? Sim, eu sei que cachorro é um ser vivo de verdade. Mas, filho?

A vontade ou necessidade de ilusão é tanta que tem até quem pague perfis do onlyfans para ouvir sinceras declarações de amor. Aliás, um vibrador (reveladoramente também chamado de "consolo") é uma pic* reborn? Nem sequer rosto humano as pessoas querem ter mais. E já que comecei falando em novela, imagino agora uma produção de época com os atores todos com as caras harmonizadas, cheias de botox, com aqueles lábios enormes. Moisés atravessando o Mar Vermelho com a testa paralisada. A solução será um filtro que corrige e humaniza as expressões na tela. A humanidade acabou. Como diz a profecia, só sobreviverão as baratas e os bebês reborn.