Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

"Efeito da vacinação", diz especialista sobre queda acelerada da ocupação de leitos na Bahia

Bahia

"Efeito da vacinação", diz especialista sobre queda acelerada da ocupação de leitos na Bahia

Em 15 dias, taxa de ocupação das UTIs caiu 12%; número de pacientes adultos internados está abaixo de mil

"Efeito da vacinação", diz especialista sobre queda acelerada da ocupação de leitos na Bahia

Foto: Betto Jr./Secom PMS

Por: Juliana Rodrigues no dia 14 de julho de 2021 às 09:29

A queda de 12% na ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com Covid-19 na Bahia, registrada nos últimos 15 dias, é resultado do avanço da vacinação, na análise da infectologista Lorena Galvão.

Ao Metro1, ela afirma que, mesmo com uma parcela "relativamente pequena" da população imunizada com a segunda dose, já é possível observar índices positivos. Desde a última segunda-feira (12), a Bahia tem menos de mil pacientes adultos internados com Covid-19, pela primeira vez em seis meses.

"Sem dúvida essa redução no número de casos é por conta da vacinação. Embora ainda tenhamos uma parcela relativamente pequena da população com a segunda dose, o avanço da vacinação fez com que reduzisse a circulação do vírus e o numero de casos. Esperávamos um aumento depois do São João por causa do crescimento da circulação de pessoas, mas isso não ocorreu", disse, nesta quarta-feira (14).

A infectologista avalia que os números reforçam a importância da  imunização, mas ainda é preciso manter os cuidados, como distanciamento e uso de máscaras, devido às novas variantes do vírus. Para Lorena, a possibilidade de uma nova alta de casos não pode ser descartada. "A eficácia das vacinas varia de acordo com as cepas. Ainda precisamos nos manter vigilantes, adotando as medidas de proteção", diz.

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado na última terça-feira (13) aponta que 984 pacientes adultos estão internados em leitos de UTI para Covid-19 na Bahia, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 62%. Somando com os 21 leitos pediátricos ocupados, o total chega a 1.005. No dia 29 de junho, eram 1.217 leitos ocupados, sendo 1.193 de UTI adulto e 24 de UTI pediátrico. A taxa de ocupação das UTIs para pacientes adultos estava em 74%.