Sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Fundada em 1960 por imigrantes espanhóis, Associação Caballeros de Santiago é posta à venda

Bahia

Fundada em 1960 por imigrantes espanhóis, Associação Caballeros de Santiago é posta à venda

Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago colocou o prédio de 583m² à venda devido ao alto custo de manutenção e diminuição na quantidade de alunos

Fundada em 1960 por imigrantes espanhóis, Associação Caballeros de Santiago é posta à venda

Foto: Divulgação

Por: Laisa Gama no dia 01 de setembro de 2023 às 12:52

Atualizado: no dia 01 de setembro de 2023 às 13:28

Localizada em um prédio tradicional no cenário da rua da Paciência, no bairro do Rio Vermelho, a Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago tomou uma decisão que já adiava há seis meses. Em junho deste ano, a instituição decidiu colocar à venda o prédio que ocupa desde 1988. O imóvel está sendo oferecido pelo valor de R$ 6 milhões.

Fundada a princípio em 1960 por imigrantes espanhóis da Galícia, o grupo tem como principal objetivo difundir a cultura da Espanha na capital baiana. Hoje a associação conta com aulas de espanhol, além de cursos voltados para música, dança, filmes, artesanatos e culinária.

Apesar da longa história e de já estar estabelecida na capital, a Associação enfrenta problemas que inviabilizaram a continuidade no prédio do Rio Vermelho, que havia sido construído durante a presidência de José Castro Cabadas. De acordo com a diretora da instituição, Mirian Boullosa, um dos motivos é o alto custo de manutenção.

“É um prédio em que a manutenção é extremamente exorbitante. Hoje temos muitos concorrentes, a quantidade de alunos diminuiu, então fica complicado custear isso. Além da diminuição da quantidade de alunos. Temos um problema também que nossos sócios são antigos, muitos vêm falecendo”, comentou a diretora ao Metro1.

Apesar da venda, a diretora ressalta que a instituição não deixará de existir e que sim, irá continuar a difundir a língua e cultura espanhola. "Queremos vender e passar para outra casa. A escola não vai fechar”, esclarece.

O prédio de 583m² tem três andares e terraço e conta com recepção, auditório com capacidade para 100 lugares, dois camarins e sala de dança. A notícia sobre a venda do prédio repercutiu entre a comunidade com a informação de que ele já havia sido vendido e iria passar a sediar uma tabacaria oi cachaçaria. A diretora da associação rechaça essa informação.