
Bahia
Processo de beatificação e canonização para segunda santa baiana é iniciado em Itaberaba
Cerimônia reúne fiéis e autoridades e marca o começo da fase diocesana para que Maria Milza possa se tornar a segunda santa baiana reconhecida pelo Vaticano

Foto: Reprodução Internet
A primeira etapa do processo de beatificação para a possível segunda Santa baiana aconteceu nesta sexta-feira (15). Maria Milza dos Santos Fonseca, conhecida como “mãezinha”, nasceu no distrito de Alagoas, município de Itaberaba-BA, e pode se unir à Irmã Dulce, como a segunda Santa baiana reconhecida pelo Vaticano.
Essa etapa marca oficialmente a abertura do processo na instância diocesana. A cerimônia, chamada de Solenidade de Abertura da Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus, reuniu lideranças religiosas, civis, militares e fiéis de toda a região na manhã desta sexta-feira. Ela aconteceu no Santuário Diocesano da Caridade Nossa Senhora das Graças, sob a presidência de Dom Estevam dos Santos Silva Filho, bispo da Diocese de Rui Barbosa.
Quem foi Maria Milza
Maria Milza dos Santos Fonseca completaria 102 anos nesta quinta-feira. Reconhecida pela sua bondade e milagres feitos em vida, ela nasceu em 15 de agosto de 1923 e faleceu aos 70 anos em 17 de dezembro de 1993. Agricultora, Maria Milza dividia alimentos com famílias em situação de vulnerabilidade, alfabetizava crianças e visitava doentes levando remédios.
A moradora Lúcia Silva relembra um milagre que teria acontecido com seu pai, quando uma árvore caiu sobre a perna dele na zona rural da cidade de Itaberaba. “Fui para Alagoas pagar promessa e falei para Mãezinha que meu pai não conseguia andar. Ela pediu para ir no pé de Juá, tirar a folha e fazer um banho, passando na perna de meu pai por várias vezes. Quando a gente começou a passar, meu pai começou a melhorar e com algumas semanas voltou a andar. E hoje meu pai anda normal, agradeço o milagre dela”, relata a fiel.
O evento
Durante a cerimônia, foram empossadas as comissões responsáveis por conduzir o processo: Comissão Histórica, Comissão Econômica e a equipe de testemunhas. Também assumem suas funções o Juiz do Tribunal, Padre Giorlando Laranjeira; e o Promotor da Causa, Sr. Washington. Todos prestaram juramento diante do Bispo, iniciando oficialmente o processo de escuta e documentação da fé popular que cerca Maria Milza.
Após a instalação do processo, ocorre uma missa Solene que foi presidida por Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, Bispo de Camaçari e Presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, e contará com a concelebração dos bispos: Dom Estevam dos Santos Silva Filho (Bispo de Ruy Barbosa), Dom Zanoni Demettino Castro (Arcebispo de Feira de Santana), Dom Antônio Tourinho Neto (Bispo de Cruz das Almas) e Dom Paulo Romeu Dantas Bastos (Bispo de Alagoinhas). Estará presente também o Postulador Oficial da Causa no Vaticano, Frei Juciel Gomes, OFMCap, representante direto da Santa Sé.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.