
Bahia
Idoso volta a apresentar sinais vitais uma hora após ter morte confirmada em hospital de Itabuna
Paciente teve parada cardiorrespiratória e chegou a ser declarado morto por dois médicos

Foto: Divulgação
Um caso inusitado e raro aconteceu em Itabuna, no sul da Bahia, na noite da última quarta-feira (13). Damião José dos Santos, de 72 anos, voltou a apresentar sinais vitais cerca de uma hora após ter sua morte confirmada por dois médicos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, onde estava internado há oito dias.
De acordo com a unidade, o idoso teve uma parada cardiorrespiratória e não respondeu aos 15 minutos de reanimação. Com a ausência total de sinais vitais, o óbito foi constatado conforme os protocolos médicos. No entanto, cerca de uma hora depois, quando a funerária já se dirigia ao hospital, a equipe percebeu movimentos respiratórios discretos, reiniciando imediatamente os procedimentos de estabilização.
Em nota, o hospital informou que não houve qualquer falha técnica ou ética por parte da equipe médica e que o fenômeno, apesar de raro, é descrito na literatura médica como “retorno espontâneo da circulação”. "Apesar da situação atípica, após minuciosa avaliação das condutas tomadas, não foi constatada qualquer falha técnica ou ética por parte da equipe de plantão", afirmou o hospital.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.