
Bahia
Polícia Militar da Bahia investiga exaltação a nazista em publicação nas redes sociais da Academia
Conteúdo foi postado em 7 de maio como "pensamento do dia"

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) declarou nesta segunda-feira (12) que abriu um procedimento interno para investigar a divulgação de um vídeo com frase atribuída a um comandante nazista, publicado pela Academia responsável pela capacitação dos oficiais. O conteúdo, postado em 7 de maio como "pensamento do dia", exaltava a trajetória de Erwin Rommel, citado como "um dos maiores estrategistas militares da história".
Além de exaltar a trajetória de Rommel, utilizaram a frase "Suor poupa sangue, sangue poupa vida, e cérebros poupam ambos" dele, que foi um marechal da Wehrmacht, exército da Alemanha nazista na Segunda Guerra. Após repercussão negativa, a postagem foi removida e substituída por uma mensagem de Madre Teresa de Calcutá.
Em comunicado, a PM-BA declarou repudiar o conteúdo "indevidamente publicado" e reforçou que foram iniciadas medidas disciplinares, alegando que a mensagem não condiz com os princípios da corporação.
A instituição reforçou que publicações oficiais devem seguir os preceitos legais, éticos e democráticos que orientam o serviço policial no Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.