Bahia
Personagem real ou mito: heroína do 2 de Julho, Maria Felipa divide opiniões entre historiadores

Mandados são cumpridos em imóveis, empresas e fazenda
Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (1º) a Operação Despesca II, com foco na investigação de extração ilegal de ouro em Santaluz, no interior da Bahia. A ação é continuidade da Operação Insistência, realizada em dezembro de 2023, quando foram cumpridos mandados em garimpos e na casa do proprietário da área investigada.
Nesta fase, cerca de 30 agentes federais executam seis mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais, empresas ligadas aos alvos e uma propriedade rural onde foi instalada nova estrutura para extração de ouro a partir de “rejeitos” de mineração clandestina.
A extração ocorria por lixiviação, método que utiliza produtos químicos para separar o ouro do minério. As apurações indicam que os envolvidos mantiveram a atividade ilegal, transferindo tanques de cianetação para esconder a continuidade do garimpo e dificultar a ação de órgãos ambientais.
Os suspeitos poderão ser responsabilizados por usurpação de bens públicos, formação de quadrilha, posse de explosivos, mineração ilegal e armazenamento irregular de substâncias tóxicas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.