Sábado, 06 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Governador Jerônimo Rodrigues inaugura primeira etapa de requalificação do Abaeté

Bahia

Governador Jerônimo Rodrigues inaugura primeira etapa de requalificação do Abaeté

Parque do Abaeté ganha primeira etapa de revitalização após 32 anos de fundação

Governador Jerônimo Rodrigues inaugura primeira etapa de requalificação do Abaeté

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Por: Metro1 no dia 03 de setembro de 2025 às 15:23

O Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã, ganhou novos contornos com a entrega da primeira etapa das obras de revitalização, nesta quarta-feira (3), quando o espaço completou 32 anos de fundação. A intervenção incluiu a reforma da Casa da Música e do Centro de Atividades, além de melhorias na área comercial da Lagoa do Abaeté.

Executada pela Conder em parceria com o Inema, a primeira fase da requalificação contou com investimento de R$ 5,5 milhões. Entre as novidades estão a modernização do posto da Polícia Militar, que passou a ter videomonitoramento de toda a extensão do parque; a implantação de sistemas sustentáveis, como captação de águas pluviais e placas fotovoltaicas; além da recuperação da infraestrutura e do parque infantil.

Durante a inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância cultural e histórica da área, classificada como de preservação ambiental. “Aqui é uma Área de Preservação Ambiental (APA) carregada de história: das ganhadeiras, da música popular brasileira, dos grupos de afoxés. O meu desejo é que a comunidade de Itapuã tenha nesse ambiente lazer, diversão, segurança, pertencimento cultural, e que as escolas possam fazer passeios pedagógicos. Aqui conhecemos mais da história da Bahia”, afirmou.

No Centro de Atividades, 14 pontos comerciais foram requalificados com acessibilidade, enquanto restaurante e cozinha passaram por reformas. O governo também anunciou a publicação de edital de chamamento público para a ocupação de 12 espaços comerciais, com prioridade para empreendedores locais.

A segunda etapa das obras prevê a construção do Centro de Memória e da Casa do Samba das Ganhadeiras de Itapuã, com investimento estimado em R\$ 3 milhões. Os espaços serão voltados a exposições, oficinas e apresentações artísticas.

Na Casa da Música, que abriga projetos culturais do bairro e apresentações de grupos tradicionais como as Ganhadeiras, as intervenções envolveram fachada, cobertura, sistemas elétrico e hidrossanitário, além de climatização, paisagismo e instalação de saídas de emergência. A obra recebeu R\$ 260 mil. Presente à inauguração, o guitarrista Armandinho ressaltou que o espaço também mantém viva a memória do carnaval baiano.

Criado em 1993, o Parque Metropolitano do Abaeté reúne lagoas interligadas, dunas, vegetação de restinga e espécies endêmicas, como o lagartinho-do-Abaeté. O espaço também carrega forte ligação com religiões de matriz africana, a memória das lavadeiras e inspirações de artistas como Caymmi, Vinícius de Moraes e Toquinho.