
Bahia
Secretaria de cidade no interior da Bahia descarta caso suspeito de intoxicação por metanol
Homem de 52 anos foi atendido no Hospital Mariana Penedo, mas exames não confirmaram contaminação pela substância

Foto: Reprodução/Prefeitura de Tucano
A Secretaria de Saúde de Tucano, na região do Sisal, descartou o caso suspeito de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica. O paciente, um homem de 52 anos, havia dado entrada no Hospital Municipal Mariana Penedo na última quinta-feira (9) com sintomas compatíveis com contaminação pela substância.
Segundo o órgão, a hipótese foi descartada após análise do material coletado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). “De acordo com os critérios laboratoriais, o exame de gasometria não apresentou alterações compatíveis com intoxicação por metanol. O paciente segue em acompanhamento médico, e todas as medidas preventivas foram tomadas de forma imediata”, informou a pasta, em nota.
O Ministério da Saúde contabiliza até o momento três notificações de suspeita de intoxicação por metanol na Bahia em Feira de Santana, Salvador e Irecê. Casos semelhantes também foram descartados em Jacobina e Tucano, após exames confirmarem ausência da substância. O estado recebeu recentemente antídotos específicos para o tratamento e reforçou o alerta sobre o consumo de bebidas de origem desconhecida.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.