Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 20 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Senhor do Bonfim pode ter espaço próprio para guerra de espada em 2026

Bahia

Senhor do Bonfim pode ter espaço próprio para guerra de espada em 2026

Decisão tomada por acordo entre Ministério Público, Associação de Espadeiros e município prevê parâmetros e protocolos técnicos específicos para manter segurança

Senhor do Bonfim pode ter espaço próprio para guerra de espada em 2026

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 20 de dezembro de 2025 às 07:26

Atualizado: no dia 20 de dezembro de 2025 às 07:28

A cidade de Senhor do Bonfim, no Centro-norte da Bahia, pode ter a tradicional guerra de espadas em espaço próprio a partir de 2026, depois de acordo firmado entre o Ministério Público — por meio da 2ª, 3ª e 4ª Promotorias de Justiça locais —, o Município e a Associação Cultural dos Espadeiros da cidade.

O espadódromo, espaço próprio e isolado, foi pensado para ser usado seguindo parâmetros e protocolos técnicos específicos para garantir um distanciamento seguro entre o evento e locais com grande concentração de pessoas (hospitais, escolas e residências), além de postos de combustíveis. Os critérios previstos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) dizem que a Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim deverá apresentar o Certificado de Registro (CR) do fabricante e submeter os produtos à vistoria física prévia, e as espadas devem ser produzidas em conformidade com as normas técnicas do Exército Brasileiro.

Outro ponto acordado é que o município deverá garantir o isolamento do perímetro por barreiras de concreto ou grades, prover iluminação de emergência e rotas de fuga sinalizadas, disponibilização de brigadistas, pontos de primeiros socorros e unidades de saúde em alerta. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária no valor de R$ 20 mil.