
Bahia
Senhor do Bonfim pode ter espaço próprio para guerra de espada em 2026
Decisão tomada por acordo entre Ministério Público, Associação de Espadeiros e município prevê parâmetros e protocolos técnicos específicos para manter segurança

Foto: Reprodução
A cidade de Senhor do Bonfim, no Centro-norte da Bahia, pode ter a tradicional guerra de espadas em espaço próprio a partir de 2026, depois de acordo firmado entre o Ministério Público — por meio da 2ª, 3ª e 4ª Promotorias de Justiça locais —, o Município e a Associação Cultural dos Espadeiros da cidade.
O espadódromo, espaço próprio e isolado, foi pensado para ser usado seguindo parâmetros e protocolos técnicos específicos para garantir um distanciamento seguro entre o evento e locais com grande concentração de pessoas (hospitais, escolas e residências), além de postos de combustíveis. Os critérios previstos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) dizem que a Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim deverá apresentar o Certificado de Registro (CR) do fabricante e submeter os produtos à vistoria física prévia, e as espadas devem ser produzidas em conformidade com as normas técnicas do Exército Brasileiro.
Outro ponto acordado é que o município deverá garantir o isolamento do perímetro por barreiras de concreto ou grades, prover iluminação de emergência e rotas de fuga sinalizadas, disponibilização de brigadistas, pontos de primeiros socorros e unidades de saúde em alerta. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária no valor de R$ 20 mil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

