Bahia

Arraial D’Ajuda: MPF pede demolição de barraca de praia construída em área de preservação

Empreendimento não tem autorização da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) nem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

[Arraial D’Ajuda: MPF pede demolição de barraca de praia construída em área de preservação]
Foto : Reprodução

Por Juliana Almirante no dia 12 de Julho de 2019 ⋅ 15:00

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil na Justiça para a demolição da Cabana Kebra Mar, construída em área de preservação permanente, na Praia de Mucugê, no distrito de Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, extremo sul da Bahia. 

O proprietário da barraca, Eglius Felipe Bastos, foi acionado. A ação busca, ainda, responsabilizar a União e a prefeitura de Porto Seguro pela omissão em proteger o meio ambiente, especialmente áreas não edificáveis, como terras de marinha, faixa de praia e restinga.

A ação justifica que a área ocupada pelo empreendimento é considerada terreno de marinha e, portanto, bem da União, além de ser tombada como patrimônio cultural, por integrar o município de Porto Seguro. 

A barraca não tem autorização da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) nem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com o procurador, houve omissão da União e da prefeitura no dever de fiscalizar o local para impedir a construção do empreendimento e evitar os prejuízos causados. 

O MPF requer que o empresário pague à União indenização pelo uso indevido e abusivo de bem de seu domínio e por danos extra-patrimoniais coletivos em valor não inferior a R$ 50 mil, por conta da degradação ao meio ambiente.  

Notícias relacionadas

[Feira Literária de Canudos acontece em novembro]
Bahia

Feira Literária de Canudos acontece em novembro

Por Kamille Martinho no dia 12 de Novembro de 2019 ⋅ 22:00 em Bahia

A edição de estreia homenageará Antônio Conselheiro e Euclides da Cunha, principais personalidades da Guerra de Canudos