Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Tradição e inovação: TV Aratu completa 50 anos; ouça matéria especial

Bahia

Tradição e inovação: TV Aratu completa 50 anos; ouça matéria especial

Fundada em 1969, emissora foi afiliada da Rede Globo por 18 anos e seguiu se reinventando ao longo de sua trajetória

Tradição e inovação: TV Aratu completa 50 anos; ouça matéria especial

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 31 de janeiro de 2020 às 08:26

“TV Aratu, canal 4, Salvador, meu amor, Bahia...”. Se você leu cantando, certamente não foi o único. Há 50 anos, a “emissora do Galinho” leva entretenimento e informação aos telespectadores. Uma trajetória cheia de momentos marcantes, que foi celebrada em grande estilo na noite de ontem (30), no Teatro Castro Alves. A plateia de convidados assistiu a um concerto da orquestra do Neojiba, com participações especiais de Caetano Veloso, Russo Passapusso, Daniela Mercury e Mateus Aleluia.

A emissora foi fundada em 15 de março de 1969, como parte da iniciativa do governo militar para expandir as telecomunicações no país. Na época, os acionistas eram os baianos Carlos Alberto Jesuíno dos Santos, Luís Viana Neto, Humberto Castro e Milton Nunes Tavares. A Aratu foi a segunda emissora do estado da Bahia: até então, só existia a TV Itapoan, fundada em 1960.

Quatro meses depois da fundação, a Aratu se tornou afiliada da Rede Globo e virou líder de audiência. Além de transmitir a programação da Vênus Platinada, a emissora baiana se destacou por investir no jornalismo local, denunciando problemas e cobrando soluções. Era comum que vários profissionais da Globo fossem enviados para Salvador, a fim de fazer um intercâmbio no jornalismo local antes de ganharem destaque nacional. Foi o caso de nomes como Pedro Bial, Hermano Henning, Valeria Sffeir, Leila Cordeiro, dentre outros.

Em 1973, a TV Aratu inovou ao se tornar a primeira emissora baiana a transmitir a programação em cores. A emissora também se destacou no entretenimento, com programas como o "Som 4", que recebeu grandes nomes da música na época. As crianças também podiam curtir o "Recreio", comandado por Tia Arilma.

A Aratu comemorou seu aniversário de dez anos em 1979, com uma campanha publicitária que marcou época. Ao longo dos anos 80, a emissora investiu em tecnologia e expandiu a cobertura para o interior do estado. No entanto, em 1987, após 18 anos de afiliação à Rede Globo, a Aratu teve o contrato rescindido. O dono das Organizações Globo, Roberto Marinho, deu o direito de afiliação à recém-fundada TV Bahia, comandada pela família do então ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, após uma longa batalha judicial. Em seguida, a Aratu se afiliou à Rede Manchete. No início dos anos 90, a emissora do Galinho realizou a primeira transmissão nacional do Carnaval de Salvador, ao vivo.

Com a perda da liderança na audiência, após a saída da programação da Globo, os acionistas resolveram vender a concessão. Inicialmente, um grupo ligado ao governador Waldir Pires, incluindo Joaci Góes, assumiu o controle acionário. Com a renúncia de Waldir, a família Coelho, liderada por Roberto Coelho, irmão do então governador Nilo, assume a propriedade da TV, mantendo até hoje, com a direção de Ana e Tiago Coelho.

Já em 1995, a Aratu virou afiliada da Central Nacional de Televisão (CNT). Nessa época, o telejornal "Bom Dia Bahia" era comandado por Mário Kertész, e transmitido de forma simultânea para a antiga Rádio Cidade, que hoje é a Rádio Metrópole.

Em junho de 1997, a TV Aratu se torna afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). De lá para cá, a emissora seguiu investindo em programação local. Além de cobrar soluções para os problemas da cidade e do estado, a TV do Galinho abriu espaço para a interatividade e a participação popular. A Aratu segue levando entretenimento e diversão aos telespectadores, e desde 2018, é a emissora oficial da Copa do Nordeste.

Uma das primeiras emissoras genuinamente baianas, a primeira a transmitir em cores, inovadora em jornalismo, entretenimento e presença na rotina dos baianos. Os próximos desafios da TV aberta no mundo são muitos, mas todos os que a TV Aratu já encarou nestes 50 anos de história colocam a emissora em posição de destaque para superar os que virão nos próximos 50.

Ouça a matéria completa: