Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Doze estados e DF estão com taxa de ocupação de UTIs acima de 80%

Brasil

Doze estados e DF estão com taxa de ocupação de UTIs acima de 80%

Segundo Guilherme Werneck, epidemiologista da UERJ, a transmissão do coronavírus "claramente não está controlada" e tem sido estimulada pelo contato entre as pessoas

Doze estados e DF estão com taxa de ocupação de UTIs acima de 80%

Foto: Divulgação

Por: Kamille Martinho no dia 23 de fevereiro de 2021 às 08:20

Ao menos 12 estados brasileiros e o Distrito Federal estão com taxas de internação por Covid-19 acima de 80%, nível considerado crítico. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Pernambuco, Piauí , Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. 

"Há uma ausência de bloqueio da transmissão. As novas variantes podem ser mais transmissíveis e potencializar o aumento de casos, mas não explicam esse cenário, que é caracterizado pela abertura de atividades não essenciais de maneira caótica. O repique decorre do aumento da circulação e aglomeração, em transportes coletivos lotados, bares, restaurantes, festas, além do uso eventual e incorreto de máscaras", avalia Lígia Bahia, especialista em Saúde Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em entrevista ao Globo.

Segundo Guilherme Werneck, epidemiologista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a transmissão do coronavírus "claramente não está controlada" e tem sido estimulada pelo contato entre as pessoas.