Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Apagão atinge 15 dos 16 municípios do Amapá; energia já foi retomada

Brasil

Apagão atinge 15 dos 16 municípios do Amapá; energia já foi retomada

Interrupção ocorreu por volta de 18h30 e serviço foi restabelecido 3 horas depois

Apagão atinge 15 dos 16 municípios do Amapá; energia já foi retomada

Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Por: Augusto Romeo no dia 09 de abril de 2021 às 11:00

Desde às 18h30 desta quinta-feira (8), cidades do Amapá voltaram a registrar um apagão total, devido a suspensão do fornecimento de energia elétrica. O serviço começou a ser restabelecido por volta de 19h40, com a retomada gradual em alguns bairros de Macapá. Em alguns locais de Macapá, moradores relataram que após retornar, a luz foi embora de novo. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) confirmou que o problema atingiu 15 dos 16 municípios, incluindo todos os afetados pelo apagão total de novembro de 2020, que deixou o estado por 4 dias sem fornecimento. O único que não ficou no escuro dessa vez foi Oiapoque, no extremo Norte, que é alimentado por sistema isolado.

Nas demais cidades, foram residências, estabelecimentos comerciais e locais públicos sem eletricidade. Apenas locais com gerador de energia, como hospitais, empresas e postos de saúde seguiram com o fornecimento à base de combustível. Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a interrupção de cerca de 200MW de carga no sistema elétrico que atende o Amapá e que avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos. A empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), que abriga e opera os transformadores que fornecem a eletricidade para o Amapá, informou, também em nota, que a causa do apagão está sendo investigada.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pubicou nota onde cobra explicações da LMTE sobre nova interrupção da energia no Amapá. A entidade detalhou que deu prazo de um dia para a concessionária prestar esclarecimentos. O que ainda precisa ser esclarecido é, entre outros pontos, o que especificamente provocou a interrupção do fornecimento de energia; quem será responsabilizado pela falha desta quinta-feira e também por toda a crise energética; quais os pontos fracos que ainda precisam de ajustes, e se o problema poderia ser evitado. 

O blecaute desta quinta-feira (8) é o quarto registrado no Amapá em 5 meses. O primeiro deles, em 4 de novembro, deixou as 13 cidades sem energia durante 4 dias e com fornecimento parcial durante 22 dias.