Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Vacinas Janssen devem ser usadas nas capitais, diz Ministério

Recomendação é válida para lote previsto para chegar nesta terça-feira

Vacinas Janssen devem ser usadas nas capitais, diz Ministério

Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

Por: Gabriel Amorim no dia 13 de junho de 2021 às 09:29

O lote de 3 milhões de vacinas Janssen que deve chegar ao Brasil nesta terça-feira (15) deverá ser utilizado apenas nas capitais do país. Foi o que recomendou o Ministério da Saúde. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa realizada na última semana. 

A recomendação ocorreu já que os imunizantes chegarão com data de validade 27 de junho e terão que ser aplicados em pouco tempo. Por conta do curto prazo, o acordo brasileiro com a farmacêutica responsável pela vacina vai receber um desconto de 480 milhões de reais. O valor corresponde a 25% do valor total orçado para a compra de 38 milhões de unidades acordadas. 

Para mudar o cenário futuro, na última sexta-feira (11), o laboratório protocolou junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido para aumentar o prazo de validade do fármaco, passando-o de 3 para 4 meses e meio. A mesma flexibilização já foi autorizada pela agência reguladora americana também na sexta.  O uso emergencial dessa vacina aos brasileiros está liberado desde março.