Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Advogada baiana compõe lista tríplice para o Tribunal Superior Eleitoral

Brasil

Advogada baiana compõe lista tríplice para o Tribunal Superior Eleitoral

Lista será encaminhada para que o presidente escolha quem deve ficar com a vaga

Advogada baiana compõe lista tríplice para o Tribunal Superior Eleitoral

Foto: Acervo pessoal

Por: Metro1 no dia 05 de maio de 2022 às 09:29

Na noite da última quarta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu a lista tríplice para a escolha de uma vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dentro os indicados, está o nome da advogada baiana Vera Lúcia Santana Araújo. A lista será levada ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para que ele escolha quem deve ficar com a vaga. 

Vera Lúcia é integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e ativista da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno. A advogada se tornou a primeira mulher negra a figurar em uma lista da Côrte.

Além da baiana, a lista conta com os nomes dos advogados André Ramos Tavares e Fabrício Juliano Mendes Medeiros. O jurista escolhido pelo presidente vai ocupar o cargo deixado pelo ministro Carlos Mário Velloso Filho, escolhido em 2019, e que renunciou após alegar motivos de saúde.

Ao todo, sete ministros compõem o TSE. Três são indicados pelo STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e os outros dois são advogados com notório saber jurídico, além de seus substitutos. De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os dois advogados que compõem o tribunal.