Quarta-feira, 04 de março de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo incinerou 36 milhões de vacinas vencidas herdadas do governo Bolsonaro

Brasil

Governo incinerou 36 milhões de vacinas vencidas herdadas do governo Bolsonaro

Levantamento apontou que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva herdou vacin as vencidas ou prestes a perder a validade, sem prazo suficiente para o uso

Governo incinerou 36 milhões de vacinas vencidas herdadas do governo Bolsonaro

Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

Por: Metro1 no dia 23 de julho de 2023 às 10:28

Atualizado: no dia 23 de julho de 2023 às 11:01

Pelo menos 36 milhões de vacinas compradas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro foram herdadas pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já vencidas ou prestes a perder a validade, sem prazo suficiente para o uso. O levantamento foi feito pela coluna de Guilherme Amado do site Metrópoles com base em dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

O Ministério da Saúde precisou incinerar as doses no primeiro semestre deste ano, numa média de 200 mil doses descartadas ao dia, no período de janeiro a junho. A cada 10 doses de vacina descartadas, nove venceram ainda em 2022 ou até março deste ano.

Ainda de acordo com os dados do levantamento, do contingente total, 66% das vacinas são de Covid, com 24,3 milhões de doses. Em seguida, com 15%, a vacina tríplice, ou DTP (difteria, tétano e coqueluche), com 5,6 milhões de doses. A vacina contra febre amarela, com 3,3 milhões de doses incineradas, representou 9% do total.

Também foram descartadas vacinas contra raiva canina; BCG (tuberculose grave); hexavalente (difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, hepatite B e Hib); catapora; tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora); e cólera.

Procurado, o Ministério da Saúde afirmou que conseguiu salvar outras 12,3 milhões de vacinas com ações emergenciais neste semestre, obtendo uma economia de R$ 251 milhões.