
Política
Governo vai criar grupo de trabalho para viabilizar investimentos sauditas no Brasil
Rui Costa afirmou que a proposta deve ser oficializada durante visita do presidente Lula a Riade, a capital do país

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT) afirmou, nesta terça-feira (28), que o governo vai criar um grupo de trabalho conjunto com a Arábia Saudita para viabilizar o investimento de US$ 10 bilhões do Oriente Médio no Brasil.
Segundo o ministro, a proposta deve ser oficializada durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Riade, a capital do país. Rui Costa ainda afirmou que o governo "formalizou recentemente um documento na embaixada saudita no Brasil que permite opções de aplicação desses US$ 10 bilhões”.
Os investimentos foram prometidos pelos sauditas desde 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou a região. O compromisso com o investimento foi reafirmado em setembro, quando o presidente Lula encontrou-se com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman.
MBS, como o príncipe é conhecido, conversa nesta terça-feira com Lula para tratar, além da pauta de investimento, da guerra entre o Hamas e Israel. À tarde, o presidente do Brasil fará o discurso de abertura do Seminário Embraer, um evento promovido pela empresa de aviação brasileira e que poderá levar a anúncios sobre investimentos na área de defesa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.