Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Brasil

Exército brasileiro envia 20 tanques para Roraima em meio a tensão entre Venezuela e Guiana

A Venezuela realizou um referendo sobre o assunto e a população aprovou medidas que podem resultar na anexação de parte do território da Guiana

Exército brasileiro envia 20 tanques para Roraima em meio a tensão entre Venezuela e Guiana

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de dezembro de 2023 às 15:05

Atualizado: no dia 05 de dezembro de 2023 às 17:29

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, confirmou à CNN Brasil o envio de 20 tanques para Roraima. O estado está em atenção por causa da disputa entre a Venezuela e Guiana pela região do Essequibo. 

De acordo com Múcio, o deslocamento dos tanques já estava programado para dar apoio em operações contra o garimpo. Os blindados vão ficar em Boa Vista, mas à disposição para uma eventual necessidade de atuação em Paraima.

No último domingo (30), a Venezuela realizou um referendo sobre o assunto e a população aprovou medidas que podem resultar na anexação de parte do território da Guiana. Essequibo, rica em petróleo, é objeto de uma longa disputa entre os dois países, alimentada pela recente descoberta de mais recursos energéticos.

Na semana passada, o Exército brasileiro aumentou o efeitvo para 130 militares na fronteira. O pelotão Especial de Fronteira de Pacaraima, opera normalmente com 70 militares. A inteligência da Polícia Federal também acompanha a situação da fronteira para passar relatórios de inteligência e embasar eventuais decisões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).