Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

FAB intercepta aeronave suspeita sobrevoando Território Yanomami

Brasil

FAB intercepta aeronave suspeita sobrevoando Território Yanomami

Aeronave fez um pouso em uma pista de terra e o piloto fugiu

FAB intercepta aeronave suspeita sobrevoando Território Yanomami

Foto: Reprodução/FAB

Por: Metro1 no dia 30 de janeiro de 2024 às 07:59

Atualizado: no dia 30 de janeiro de 2024 às 08:10

Uma aeronave suspeita foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB), nesta segunda-feira (29). O avião sobrevoava uma área a oeste de Boa Vista, a cerca de 100 km da capital de Roraima.

O avião, um Cessna 182, realizava tráfego aéreo ilícito à Terra Indígena Yanomami. A área sobrevoada faz parte da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), que tem regras rígidas para voo. Ao desobedecer essas regras, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela Polícia Federal.

A defesa aérea chegou a realizar um Tiro de Aviso (TAV), já que a aeronave suspeita não cumpriu as ordens dadas pelo piloto da FAB. Após o tiro, o avião fez um pouso em uma pista de terra. A Polícia Federal apreendeu a aeronave, mas o piloto conseguiu fugir do local. 

De acordo com apuração da Band junto ao sistema de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro, a matrícula da aeronave interceptada está cancelada desde maio de 2022. As operações para táxi aéreo também haviam sido negadas.