
Brasil
ONU pede que Brasil retire acusações contra jornalista condenada por reportagem sobre caso Mari Ferrer
Juíza entendeu que houve difamação por parte da autora da reportagem aos trabalhos do promotor Thiago Carriço e do juiz Rudson Marcos

Foto: Reprodução Twitter
A Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta ao Estado brasileiro, construída por relatoras, cobrando medidas de proteção para mulheres jornalistas que cobrem casos de crimes sexuais. O documento denuncia ainda a condenação da repórter Schirlei Alves e pede anulação dos processos.
Schirlei foi condenada em primeira instância a um ano de prisão em regime aberto e R$ 400 mil de multa por uma reportagem publicada em 2020 no portal The Intercept Brasil, onde denunciou o tratamento imposto no tribunal à modelo e influenciadora Mariana Ferrer que acusava o empresário André de Camargo Aranha de dopá-la e estuprá-la em um clube, dois anos antes - ele foi absolvido.
A juíza Andrea Studer entendeu que houve difamação por parte da autora da reportagem aos trabalhos do promotor Thiago Carriço e do juiz Rudson Marcos. Ao publicar a reportagem, o The Intercept Brasil usou a expressão “estupro culposo” para explicar a tese defendida pelo promotor. No entanto, o termo não consta nem na manifestação do Ministério Público nem na decisão do juiz. A jornalista recorre da decisão.
Durante o julgamento do caso, o advogado de defesa de Aranha, Cláudio Gastão da Rosa Filho, dirigiu à Mariana Ferrer afirmações como a de que "não gostaria de ter uma filha 'no nível' dela", além de mostrar aos presentes fotos supostamente sensuais. O advogado disse ainda que Mariana tirou fotos em "posições ginecológicas" e "chupando o dedinho". As imagens da audiência também mostravam Mariana chorando diante do advogado, que afirmava: "Não adianta vir com esse teu choro dissimulado, falso e essa lágrima de crocodilo".
Por sua vez, o juiz Rudson Marcos foi advertido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por ter permitido os "excessos de comportamento do advogado" Cláudio Gastão da Rosa Filho.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.