
Brasil
MPF solicita ao Banco do Brasil ações por relação com escravidão
Banco do Brasil teria participado do comércio de escravizados

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) está solicitando ao Banco do Brasil (BB) que realize medidas de reparação para o povo afrodescendente pelos seus laços com a escravidão no século 19. A ideia é que a medida funcione como um ato indenizatório. O pedido foi reforçado nesta terça-feira (22).
A solicitação ocorreu durante uma audiência pública, presidida por Julio José Araujo Junior, procurador regional dos Direitos do Cidadão, que contou com a participação de representantes do Banco do Brasil, do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O Ministério Público Federal (MPF) atua com integração de um inquérito que foi iniciado contra o Banco do Brasil (BB) em setembro de 2023. A fundamentação da investigação se origina de um estudo realizado por 14 pesquisadores de instituições de ensino superior do Brasil e dos Estados Unidos, que divulgaram evidências de conexões do BB com o comércio de africanos escravizados.
De acordo com os estudos, o BB se favoreceu com o comércio de escravizados com a dinâmica da circulação de crédito em toda metade do século 19. A instituição reconheceu a ligação e participação e, em 2023, emitiu um pedido de desculpas à população vitimada. Para além do pedido, o MPF solicita ações concretas para reparação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.