Quarta-feira, 18 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

MPF solicita ao Banco do Brasil ações por relação com escravidão

Brasil

MPF solicita ao Banco do Brasil ações por relação com escravidão

Banco do Brasil teria participado do comércio de escravizados

MPF solicita ao Banco do Brasil ações por relação com escravidão

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 24 de outubro de 2024 às 09:22

O Ministério Público Federal (MPF) está solicitando ao Banco do Brasil (BB) que realize medidas de reparação para o povo afrodescendente pelos seus laços com a escravidão no século 19. A ideia é que a medida funcione como um ato indenizatório. O pedido foi reforçado nesta terça-feira (22).

A solicitação ocorreu durante uma audiência pública, presidida por Julio José Araujo Junior, procurador regional dos Direitos do Cidadão, que contou com a participação de representantes do Banco do Brasil, do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O Ministério Público Federal (MPF) atua com integração de um inquérito que foi iniciado contra o Banco do Brasil (BB) em setembro de 2023. A fundamentação da investigação se origina de um estudo realizado por 14 pesquisadores de instituições de ensino superior do Brasil e dos Estados Unidos, que divulgaram evidências de conexões do BB com o comércio de africanos escravizados.

De acordo com os estudos, o BB se favoreceu com o comércio de escravizados com a dinâmica da circulação de crédito em toda metade do século 19. A instituição reconheceu a ligação e participação e, em 2023, emitiu um pedido de desculpas à população vitimada. Para além do pedido, o MPF solicita ações concretas para reparação.