Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Contrato de novas câmeras corporais adquiridas pelo Estado de São Paulo não cumpre determinação do STF

Brasil

Contrato de novas câmeras corporais adquiridas pelo Estado de São Paulo não cumpre determinação do STF

O presidente do STF estabeleceu que o uso das câmeras pelos policiais deve ser obrigatório, com gravações contínuas e outras especificações

Contrato de novas câmeras corporais adquiridas pelo Estado de São Paulo não cumpre determinação do STF

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 10 de dezembro de 2024 às 15:20

Atualizado: no dia 10 de dezembro de 2024 às 16:21

O governo de São Paulo firmou contrato com a Motorola para adquirir novas câmeras corporais destinadas à Polícia Militar. No entanto, de acordo com uma nota técnica do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), o acordo não atende às exigências determinadas pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do STF estabeleceu que o uso das câmeras pelos policiais deve ser obrigatório, com gravações contínuas e outras especificações. A análise da USP destaca que o novo edital prevê apenas a "gravação intencional", diferentemente do modelo atual, em que há captação de vídeo ininterrupta.

"Na prática, com o fim da 'gravação de rotina', caso o policial opte por não acionar a câmera, não haverá qualquer registro sobre as ocorrências", dia a nota do NEV/USP. Em relação à determinação de Barroso, o governo paulista, por meio da Procuradoria Geral do Estado, afirmou que ainda não foi oficialmente intimado pelo STF. Disse, ainda, que analisará o caso e as medidas cabíveis assim que for intimado.