
Brasil
Citado por delator, acionista da americanas está fora da lista de denunciados à Justiça
Fabio Abrate citou o bilionário Beto Sicupira, ex-presidente do conselho da varejista, ao descrever a cadeia de comando da fraude contábil na empresa

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Em delação ao Ministério Público Federal, o ex-diretor financeiro da Americanas, Fabio Abrate, citou o bilionário Beto Sicupira, ex-presidente do conselho da varejista, ao descrever a cadeia de comando da fraude contábil na empresa. Abrate afirmou que a dinâmica de comunicação entre Sicupira e o ex-CEO Miguel Gutierrez era intensa e semelhante à que Gutierrez mantinha com a executiva Anna Saicali, ambos denunciados pelo MPF.
Apesar das citações, Sicupira não foi incluído na primeira denúncia apresentada pelo MPF, que responsabiliza 13 ex-diretores e funcionários da companhia. A acusação sustenta que o conselho de administração e os acionistas de referência foram enganados e acabaram arcando com um prejuízo de R$ 12 bilhões. A defesa de Sicupira afirma que ele desconhecia as fraudes e destaca que investiu mais na empresa do que lucrou com ela.
O MPF não respondeu se Abrate apresentou provas que vinculem Sicupira diretamente ao esquema, mantendo a delação sob sigilo. A assessoria do empresário rejeita as acusações, argumentando que todas as investigações conduzidas até agora apontam apenas ex-diretores como responsáveis pela fraude, sem evidências de envolvimento de conselheiros.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.