Quarta-feira, 21 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

CNJ define novas regras para pagamento de benefícios no Judiciário

Brasil

CNJ define novas regras para pagamento de benefícios no Judiciário

Pagamento só poderá ocorrer após fim dos recursos judiciais

CNJ define novas regras para pagamento de benefícios no Judiciário

Foto: Ana Araújo/Divulgação CNJ

Por: Metro1 no dia 21 de maio de 2025 às 07:47

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu por unanimidade nesta terça-feira (20) proibir o pagamento de benefícios retroativos a juízes e servidores do Judiciário por meio de decisões administrativas dos tribunais. A medida determina que esse tipo de pagamento só poderá ocorrer após o trânsito em julgado de ações judiciais coletivas ou com base em precedentes de tribunais superiores.

A resolução aprovada estabelece que qualquer verba remuneratória ou indenizatória, prevista ou não na Lei Orgânica da Magistratura (Loman), precisa de autorização prévia da corregedoria do CNJ. O objetivo, segundo o conselho, é aumentar o controle sobre os pagamentos retroativos e garantir isonomia entre os beneficiários.

Recentemente, o CNJ suspendeu o pagamento de um auxílio-alimentação natalino de R$ 10.055 a juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), além de reajustar o valor mensal do benefício para R$ 2.055. O corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, afirmou que o aumento descaracterizou o auxílio e determinou a suspensão para análise mais detalhada.