Quinta-feira, 22 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PF desmonta rede de espiões russos com documentos falsos no Brasil

Brasil

PF desmonta rede de espiões russos com documentos falsos no Brasil

Segundo o “NYT”, investigação derrubou esquema que transformava o país em centro de criação de identidades forjadas para agentes de Moscou

PF desmonta rede de espiões russos com documentos falsos no Brasil

Foto: Unsplash

Por: Metro1 no dia 21 de maio de 2025 às 14:39

Durante anos, o Brasil serviu como uma "fábrica" de espiões para a Rússia, segundo informações publicados pelo New York Times, nesta quarta-feira (21). Pelo menos 9 oficiais de inteligência russos operavam com RGs e CPFs forjados. Os espiões aproveitavam brechas no sistema de registro civil brasileiro para obter certidões de nascimento com as quais conseguiam outros documentos oficiais, incluindo passaportes.

A investigação, nomeada “Operação Leste”, se iniciou em abril de 2022, quando a CIA (Agência Central de Inteligência) alertou as autoridades brasileiras sobre Sergey Cherkasov, um espião que adotava o nome falso de Victor Muller Ferreira. Ele foi barrado ao tentar entrar na Holanda para estagiar no TPI (Tribunal Penal Internacional) enquanto o órgão norte-americano investigava crimes de guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Entre os casos revelados está Artem Shmyrev, que adotou a identidade de Gerhard Daniel Campos Wittich e manteve uma empresa de impressão 3D no Rio de Janeiro, além de um relacionamento amoroso e uma rotina aparentemente comum. Amigos e colegas desconheciam sua real origem.

De acorco com documentos e entrevistas, agentes que investigavam os casos descobriram ao menos nove oficiais russos operando sob identidades brasileiras falsas. Seis deles jamais haviam sido identificados publicamente até agora. As buscas já se estenderam por pelo menos oito países, segundo autoridades, com colaboração de serviços de inteligência de EUA, Israel, Holanda, Uruguai e outros países ocidentais.