
Brasil
Rússia volta a comprar frango do Brasil com exceção do RS após embargo por gripe aviária
Belarus, Armênia, Quirguistão e Emirados Árabes também regionalizaram a suspensão; governo vê decisão como sinal positivo para negociações

Foto: Canva Imagens
A Rússia autorizou a retomada parcial das importações de carne de frango do Brasil, liberando compras de granjas localizadas fora do Rio Grande do Sul. A decisão, oficializada após reuniões técnicas entre autoridades sanitárias dos dois países, foi confirmada pelo Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (21).
Além da Rússia, Belarus, Armênia, Quirguistão e Emirados Árabes Unidos também adotaram o modelo de regionalização, mantendo restrições apenas para o município de Montenegro, onde foi registrado um caso de gripe aviária em uma granja comercial.
A avaliação do governo brasileiro é de que a resposta rápida ao foco da doença e a adesão à regionalização fortalecem o Brasil nas negociações com outros mercados que ainda mantêm embargos. Segundo técnicos do Ministério da Agricultura, a contenção do surto foi eficaz.
Apesar do impacto, o ministério já esperava a chegada do vírus a uma criação comercial, já que ele circula em aves silvestres no Brasil e é recorrente em países da Ásia, África e Europa. Na União Europeia, só em 2025, mais de 200 casos foram registrados.
Desde 2023, o governo tem firmado acordos de regionalização para evitar que embargos atinjam todo o território nacional. Já há tratativas formalizadas com países como Japão, Arábia Saudita, Filipinas e os próprios Emirados Árabes Unidos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.