Terça-feira, 29 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Brasil sai novamente do Mapa da Fome, aponta relatório da ONU

Brasil

Brasil sai novamente do Mapa da Fome, aponta relatório da ONU

Novo levantamento mostra que menos de 2,5% da população está em risco de subnutrição, tirando o país da lista após três anos

Brasil sai novamente do Mapa da Fome, aponta relatório da ONU

Foto: Lyon Santos/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combat

Por: Metro1 no dia 28 de julho de 2025 às 13:20

O Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira (28) pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o levantamento, menos de 2,5% da população brasileira está em risco de subnutrição — índice que tira o país da categoria de insegurança alimentar grave após três anos.

O Mapa da Fome é elaborado pela FAO, agência da ONU para Alimentação e Agricultura, e avalia o acesso da população à alimentação suficiente para manter uma vida ativa e saudável. O anúncio foi feito durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, em Adis Abeba, na Etiópia.

O Brasil já havia deixado o Mapa da Fome em 2014, mas voltou à lista após a análise de dados de 2018 a 2020, quando houve aumento da insegurança alimentar. Agora, com base na média de dados de 2022 a 2024, o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025” aponta que o país voltou a ficar abaixo do limite de 2,5%, critério usado pela ONU para a exclusão do Mapa.

A organização considera desnutrida a pessoa que, de forma habitual, consome menos calorias e nutrientes do que o necessário para manter uma vida saudável.