
Brasil
Anvisa registra 65 notificações de mortes suspeitas ligadas a canetas emagrecedoras
Dados do Vigimed reúnem relatos entre 2018 e 2025 e não comprovam relação causal com os medicamentos

Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou ter recebido 65 notificações de mortes suspeitas associadas ao uso de medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras entre 1º de dezembro de 2018 e 7 de dezembro de 2025. No mesmo período, o sistema Vigimed registrou 2.436 notificações de eventos adversos relacionados aos princípios ativos semaglutida, liraglutida, dulaglutida e tirzepatida.
Segundo a agência, uma notificação pode incluir mais de um evento adverso e mais de um desfecho, e o registro não significa que o medicamento tenha causado a morte. A confirmação de relação causal depende de avaliação clínica e científica detalhada, considerando condições de saúde do paciente, uso de outros medicamentos e regularidade do produto.
Os medicamentos citados são indicados para diabetes tipo 2 e, em algumas formulações, para obesidade, incluindo marcas como Mounjaro, Rybelsus, Ozempic, Xultophy, Saxenda, Victoza, Trulicity e Wegovy. A Anvisa afirmou que não é possível identificar se as notificações envolvem produtos registrados no país, manipulados ou importados sem registro.
Ao g1, as fabricantes Novo Nordisk e Eli Lilly informaram que os medicamentos seguem padrões internacionais de segurança e que riscos como pancreatite constam em bula. As empresas destacaram que a avaliação deve ser individualizada e feita pelo médico assistente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

