
Brasil
Daniel Vorcaro não comparecerá à CPMI do INSS na segunda-feira
Presença do banqueiro é facultativa por decisão de André Mendonça; comissão marcou novo depoimento

Foto: Divulgação/Banco Master
O banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, não comparecerá à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS na próxima segunda-feira (23), data prevista para seu depoimento. As informações são do g1 e da GloboNews
A informação foi confirmada pela cúpula do colegiado que investiga desvios de aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Por decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, a presença do empresário era facultativa.
A convocação havia sido aprovada no ano passado para esclarecer contratos do Banco Master relacionados a empréstimos consignados de aposentados.
Segundo o deputado Duarte Jr. (PSB-MA), vice-presidente da CPMI, a liberação judicial retirou a obrigatoriedade do comparecimento. No lugar de Vorcaro, a comissão marcou o depoimento da empresária Ingrid Pikinskeni Morais Santos, ligada à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), entidade investigada no caso.
Vorcaro é alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que apura um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo a venda de títulos de crédito falsos pelo Banco Master. As investigações apontam a criação de carteiras fictícias para inflar o patrimônio da instituição, com irregularidades estimadas em até R$ 12 bilhões. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 5,7 bilhões em bens e valores, e o Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do banco.
Na próxima semana, Vorcaro também é aguardado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que acompanha o caso. Assim como na CPMI, a presença dele na comissão é facultativa e ainda não há confirmação sobre eventual comparecimento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

